Guaraí
Tocantinópolis
Tocantinópoliscoomia

Uma área de 50 mil metros quadrados e investimentos que beiram os R$ 10 milhões, quatro grandes empresas em processo de produção e outras tantas em lista de espera. A conjunção desses fatores positivos levou a prefeitura de Tocantinópolis, município localizado a cerca de 517 quilômetros da capital, Palmas, a solicitar ao Governo do Estado um estudo para implantação de um distrito industrial no município.

Recentemente, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) estiveram na cidade para dar início ao processo, cujo próximo passo será avaliar se o plano diretor do município permite a instalação do distrito na área disponível. Em caso afirmativo, serão iniciados os procedimentos legais de desapropriação e estudos geológicos para implantação das empresas. Das indústrias já presentes na cidade, duas são produtoras de ração animal, uma de mobiliário e outra de distribuição de móveis. Juntas, elas agregam uma arrecadação significativa para o município e movimentam a economia local.

“Levar o desenvolvimento industrial ao interior do Estado é uma das prioridades da atual gestão. A Sedetur vai dar todo o suporte técnico e buscar as parcerias que forem necessárias para atingir o máximo desse objetivo”, afirma o diretor de Desenvolvimento Econômico, Eremilson Leite.

Guaraí

Guaraí
Guaraí

A mesma demanda foi apresentada pela prefeitura de Guaraí – onde a equipe técnica da Sedetur também esteve. Lá, embora ainda não haja volume expressivo de indústrias instaladas, registra-se interesse de empreendedores de diversos setores.

A área já destinada ao distrito industrial em Guaraí é de 25 mil m² e a prefeitura dará início, em pouco tempo, ao processo legal para contratação da empresa que fará o estudo preliminar de verificação de adequação do solo. Posteriormente, será feito o microparcelamento e definição dos lotes. Entre os interessados, estão uma empresa produtora de argamassa e uma beneficiadora de grãos.

Revitalização

Atualmente, o Governo do Tocantins está finalizando as obras de revitalização do Parque Industrial de Gurupi. Orçado em R$ 2,5 milhões – com recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), ligado à Sedetur -, o trabalho envolve o recapeamento do  acesso pela Avenida Goiás, o eixo principal e as vias primárias do Parque; execução de asfalto novo nas vias secundárias 9, 10 e parte da Rua 3, bem como a instalação de meios-fios.  Os trabalhos vão beneficiar as empresas de curtume, frigorífico, alimentos e demais ramos, instaladas no local, uma vez que vão refletir diretamente na valorização destas, além de promover a atração de novos investidores para o distrito.

Logo após a conclusão das obras em Gurupi, terá início o trabalho de revitalização do Parque Industrial de Paraíso.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAraguaína receberá 2º Congresso Tocantinense de Cirurgia no Trauma
Próximo artigoEduardo Siqueira afirma que falta de diálogo do Governo prolonga a greve da Educação