Empresa que possui 45 anos de tradição e considerada a maior vendedora de touros da região norte do Brasil, o Grupo Terra Grande promove em setembro, na cidade de Paraíso do Tocantins, o maior leilão de touros de um único criador já realizado no Estado. É o 18º Leilão de Touros Grupo Terra Grande, programado para o dia 13 de setembro, às 12h, no Tatersal José São José, com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi.

Com estimativa de movimentar de R$ 2,5 milhões a R$ 3 milhões, o leilão ofertará 300 touros P.O. (pura origem), todos com andrológicos positivo. A expectativa dos organizadores é de reunir cerca de 800 pessoas no recinto. “Todos os animais ofertados estão com a aprovação da ABCZ [Associação Brasileira de Criadores de Zebú], ou seja, todos com RGD [Registro Genealógico Definitivo]. Outra característica importante  é que também todos os animais ofertados estão com avaliação genética do programa Geneplus/Embrapa, com uma particularidade: todos classificados como Elite e Superior. Outra referência é alta medida da CE [circunferência escrotal] informação essa de alta correlação tanto para precocidade sexual, como para precocidades de acabamento de carcaça”, afirmou o diretor do grupo, André Alencastro Curado.

Segundo ele, uma das principais atrações do evento é a oferta de 50% do Touro Berilo TG, animal que participa da bateria de touros da empresa Alta Genétics,  além de dois animais de 24 meses destaque no plantel do Grupo Terra Grande em sua safra 2012.

Nas outras 17 edições a liquidez foi de 100%. “Com tudo isto hoje o nosso Estado do Tocantins é exportador de genética, fazendo o caminho inverso de uma década atrás em que os nossos criadores iam em outros Estados em busca de uma melhor genética”, comentou André Curado.

LEILÃO

O leilão possui alguns diferenciais em relação aos demais realizados no Tocantins. O grupo é considerado o maior em número de touros em central de coleta de semem até hoje nunca superado. E está entre os três melhores do Brasil do Programa Geneplus/Embrapa. Além disso, é um dos cinco maiores vendedores de touros registrados em leilões em nível nacional.

Outro dado importante: o Grupo Terra Grande está entre os 10 maiores plantéis de matrizes registradas do Brasil. Além de ser o maior vendedor de touros da região norte do País, o grupo teve sempre um animal classificado nas provas da CRV Lagoa em que participou e é o único criador no Programa Geneplus/Embrapa a participar com pelo menos um animal no ATJ (Avaliação de Touro Jovem) do programa desde quando teve seu início.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMulher é detida com 5 quilos de maconha no interior de uma van em Araguaína
Próximo artigoFaculdade Católica inicia 2º semestre nesta segunda 3, e anuncia comemorações de seus 10 anos