Divulgação
Divulgação

As inscrições para o vestibular Fuvest 2016 da Universidade de São Paulo (USP) começam nesta sexta-feira (21). O período de inscrição se encerra em 9 de setembro. O cadastro deve ser feito pelo site www.fuvest.com.br. As provas ocorrem em 29 de novembro (1ª fase) e de 10 a 12 de janeiro de 2016 (2ª fase).

O processo vai selecionar 9.568 candidatos para a USP e 120 para o curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. No ano passado, a Fuvest recebeu 141.888 inscrições.

Nesta edição, há menos vagas em disputa na Fuvest porque a USP decidiu, em junho, que 13,5% das vagas de graduação serão disputadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Serão oferecidas 1.489 pelo sistema do MEC que utiliza as notas do Enem 2015 – o exame será em 24 e 25 de outubro.

Veja como fica a divisão de todas vagas entre Fuvest e Sisu em 2016

A USP oferece 249 cursos de graduação distribuídos em oito campi no estado de São Paulo nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.

Passo a passo do cadastro

A inscrição começou às 9h desta sexta. A taxa de R$ 145 deve ser paga em bancos ou pela internet até 10 de setembro.

De acordo com a Fuvest, o candidato deverá usar no processo o seu próprio número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o número do seu documento de identidade.

Ao completar a inscrição e pagar a taxa de inscrição no prazo, o aluno receberá um número de inscrição que permitirá consultar no site o local onde realizará as provas.

Onde serão as provas

As provas da primeira fase serão realizadas em 32 municípios do estado de São Paulo. Na região metropolitana haverá exames em Barueri (com Santana do Parnaíba), Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra e São Paulo.

No interior do estado, a Fuvest aplicará provas em Barretos, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Na segunda fase, os candidatos convocados que se inscreveram em Barretos farão as provas em Ribeirão Preto; os de Fernandópolis deverão se deslocar até São José do Rio Preto e os de Jaú e Marília serão realocados para Bauru.

Pontuação extra para alunos de escola pública

Alunos que fizeram o ensino médio em escola pública podem optar por aderir ao “Sistema de Pontuação Acrescida”. Com isso, receberão um bônus na nota da 1ª fase e na Nota Final de Classificação. É preciso ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública brasileira (municipal, estadual ou federal), em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo os cursos supletivos.

Provas

A primeira fase será realizada no dia 29 de novembro, domingo, com início às 13h. A duração será de cinco horas. A prova terá 90 questões sobre português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.

Na segunda fase, os candidatos fazem três provas discursivas. Todas as provas terão quatro horas de duração:

– 10/01/2016 (domingo): dez questões de português e redação

– 11/01/2016 (segunda-feira): 16 questões de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.

– 12/01/2016 (terça-feira): 12 questões com disciplinas de acordo com a área da carreira escolhida.

Chamada dos classificados

A primeira chamada será divulgada em 2 de fevereiro de 2016 no site www.fuvest.br.(G1)

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.