Deputado Federal César Halum (PRB-TO)
Deputado Federal César Halum (PRB-TO)
Deputado Federal César Halum (PRB-TO)

O médico veterinário e deputado federal César Halum (PRB-TO) foi o convidado a palestrar na aula de inauguração do 1º curso de pós-graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins – Campus Araguaína.

Ao dizer que se sente honrado pelo convite, Halum afirmou que, entre tantos assuntos, tratará sobre os novos desafios da profissão, como em garantir a saúde dos produtos de origem animal que são consumidos pela população. “Com a globalização e facilidade de transporte de mercadorias entre países, cada vez mais é necessária à fiscalização e o controle, de forma rápida e eficiente, dos produtos de origem animal”, comenta sobre a importância da participação do Médico Veterinário para garantir a qualidade dos alimentos.

Com o crescimento da população mundial, César Halum enfatiza que o Médico Veterinário também será o profissional responsável por garantir maior produtividade por unidade de negócio, resultando em maior oferta de produtos de origem animal para o consumo. “A Organização das Nações Unidas estima que haverá uma população de nove bilhões de pessoas em 2050, além disso, felizmente, existe um crescimento econômico e milhares de pessoas deixam os níveis de pobreza e passam a consumir mais alimentos, principalmente proteínas”, comenta sobre o papel de produção do Brasil.

O deputado anuncia que chamará a atenção dos estudantes para que tenham uma visão holística da profissão e procurem incentivar ações sustentáveis e de preocupação com o meio ambiente. “Ao buscar a produtividade, não podemos apenas pensar em rentabilidade, mas também no que deixaremos para as gerações futuras”, esclarece e lembra que Médico Veterinário tem um importante papel como orientador e formador de opinião a partir do contato com os produtores rurais no campo ou com os proprietários de pequenos animais que visitam diariamente as clínicas de todo o Brasil.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorApós fim da greve Seduc inicia planejamento do calendário de reposição das aulas perdidas
Próximo artigoPrefeitura de Araguaína sorteia mais 1.233 nomes para Residencial Lago Azul