Audiência pública que discutiu a situação da cultura no Estado
Audiência pública que discutiu a situação da cultura no Estado
Audiência pública que discutiu a situação da cultura no Estado

Artistas de várias partes do Estado lotaram o auditório da Assembleia Legislativa na tarde desta quinta-feira, 6, para participar da audiência pública que discutiu a situação da cultura no Estado. O encontro teve o objetivo de ouvir a população e aproximar a classe artística das ações realizadas pela Secretaria Estadual da (Secult) nos 3 meses de existência da pasta.

Em seu discurso, o secretário da Cultura, Melck Aquino, explicou que a recriação da Secretaria, extinta na gestão passada, foi um dos compromissos assumidos pelo governador Marcelo Miranda. O secretário também apresentou todas as ações já realizadas desde que a Secult foi criada e os projetos e desafios que têm pela frente. Ao final, fez um pedido aos parlamentares. “O que vemos é que a maioria das emendas parlamentares são destinadas ao entretenimento, a shows de artistas de fora, e não à nossa cultura e à valorização dos nossos artistas. O que queremos é pedir que adotem projetos que realmente façam diferença para o setor cultural tocantinense”, concluiu.

O humorista Paulo Vieira, reconhecido e premiado nacionalmente, pediu que os deputados se sensibilizem com as dificuldades da classe artística do Tocantins e listou as demandas da categoria. “Precisamos ser reconhecidos e valorizados no nosso Estado. Os artistas daqui há muito tempo estão prontos para receber recursos e oferecer cultura com qualidade”, afirmou.

O cantor e compositor Relmivam Milhomem, de Araguaína, disse que a audiência foi um momento de retomada do movimento artístico no Estado. “As carências são grandes, as dificuldades são muitas, mas consigo perceber que, com a parceria entre governo e Assembleia, existe uma luz no fim do túnel”, afirmou o músico.

A audiência foi presidida pela autora do requerimento e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, deputada Valderez Castelo Branco (PP). Os deputados Zé Roberto (PT), Ricardo Ayres (PSB), Elenil da Penha (PMDB), Luana Ribeiro (PR) participaram do debate. Também compuseram a mesa, a secretária de Defesa e Proteção Social do Tocantins, Gleidy Braga, e a representante da Redesat, Kibb Barreto.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorUm dos sete detentos que fugiram da CPP de Araguaína é recapturado pela polícia
Próximo artigoFeiras agropecuárias em municípios do norte terão apoio financeiro do Governo do TO