Divulgação
Divulgação
Divulgação

Com o apoio da Prefeitura, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), a Liga Araguainense do Trauma (LAT) realizará em Araguaína o 2º Congresso Tocantinense de Cirurgia no Trauma, entre os dias 18 e 20 de setembro. O evento discutirá novos conceitos e diretrizes relacionados a vítimas de acidentes em geral e cirurgia do trauma, além de ampliar o conhecimento dos profissionais. O evento conta também com o apoio de sociedades brasileiras relacionadas ao trauma (SBAIT, CoBraLT, ABRAMEDE).

O evento acontecerá no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac). De acordo com o presidente da Liga Araguainense do Trauma, Vinicius Lima, nos três dias são esperadas 500 pessoas, entre profissionais médicos e enfermeiros, acadêmicos da saúde e demais comunidade interessada.

Segundo Lima, o evento contará com a presença de palestrantes de renomes nacionais e regionais em palestras e debates livres. “O Congresso atualiza os profissionais e acadêmicos, pois traz o que há de mais novo com relação ao tema, como por exemplo as abordagens e condutas que são constantemente renovadas para um aprimoramento do profissional e, consequentemente, melhor sobrevida para o paciente”, informou.

Entre os palestrantes, médicos reconhecidos no cenário nacional, como Dr. Sandro Scarpelini (São Paulo), Dr. José Mauro (SP), Dr. Ricardo Breijeron (Rio Grande do Sul), Dr. Mário Quintas (SP), Dr. Paulo Candelária (SP), Dr. Gerson Alves Pereira Júnior (SP), Dr. Roberto Saad (SP), Dr. Danillo Gagliardi (SP), Dr. Felipe Chaim (SP) e Dr. Armando Casaroli (SP).

Cursos

Antes do congresso serão realizados cursos extras. O primeiro será o Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS), entre os dias 14 e 17 de setembro, a fim de melhorar o prognóstico dos pacientes traumatizados. No dia 17, o FAST, um curso teórico e prático com informações completas para a utilização do ultrassom em emergências e trauma.

Durante o evento, nos dias 18 e 19 de setembro, será ministrado o curso PHTLS, que abordará aspectos relevantes da prevenção e da biomecânica do trauma. O PHTLS também capacitará os participantes na abordagem inicial dos pacientes traumatizados no ambiente pré-hospitalar. “Os cursos são voltados para os profissionais que no dia a dia atendem vítimas de trauma e situações de emergência, visando o aprimoramento e atualização dos mesmos”, destacou o presidente da Liga Araguainense do Trauma, Vinicius Lima.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.lat-to.com.

 

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeito de Araguaína assina ordem de serviço para projeto do Centro de Convenções
Próximo artigoMarcelo Miranda analisa viabilidade da implantação de distritos industriais em Tocantinópolis e Guaraí