Ideia surgiu através de uma viagem do produtor ao Pará
Ideia surgiu através de uma viagem do produtor ao Pará

Um projeto pioneiro feito em Lagoa da Confusão, oeste do Tocantins, promete trazer plantação de açaí nativo da Amazônia para o estado. Segundo o produtor Wilson Grison, a ideia surgiu através de uma viagem feita ao Pará em 2008 e promete aproveitar a região das várzeas tropicais tocantineses.

“Primeiro é realizar a diversificação das atividades, aproveitanto o potencial aqui das várzeas tocantinenses. Depois, aproveitar o grande mercado mundial que nós temos do açaí”, explica.

Dos 400 hectares, 78 estão ocupados com os pés de açaí. A plantação é irrigada a partir de uma bomba  instalada no rio Formoso. Segundo Grison, o sistema ajudou no cultivo e na adaptação da lavoura ao solo e clima do estado.

Mais de R$ 11 milhões foram investidos no projeto e a expectativa é criar a cadeia produtiva do fruto no Tocantins. De acordo com o produtor, o desejo é de que a quantidade de açaí produzido no estado seja tão grande ou maior do que no Pará.(G1)

Plantação de açaí fica em Lagoa da Confusão
Plantação de açaí fica em Lagoa da Confusão
Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.