O presidente da Agência Tocantinense de Ciência e Tecnologia (Agetec), professor George Brito recebeu nesta segunda-feira, 17, o prefeito de Colinas do Tocantins, a 272 km de Palmas, José Santana que veio acompanhado da equipe de diretores da Fundação Fecolinas.  No encontro o prefeito apresentou ao gestor da Agetec, a solicitação de apoio e parceria para implantar naquele município, ações que resultem na efetiva participação de Colinas na Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.

Durante a visita o prefeito José Santana explicou que, para Colinas estar definitivamente inserida nesta Rede, é necessário que a cidade cresça de forma planejada com projetos urbanos integrados e sustentáveis.  Para José Santana esta busca, terá que ter apoio do governo do Estado e de outras instituições, no sentido de encontrar soluções inteligentes para os problemas que afetam a cidade e a qualidade de vida dos moradores.

“Nós estamos desenvolvendo o Plano de Ação para implantar as ações e também já estamos buscando parcerias. Precisamos aprimorar o serviço público. Mudar a concepção da população a cerca dos costumes e valores no que diz respeito aos resíduos sólidos, como por exemplo, como acomodar o lixo”. O gestor ressaltou ainda que é necessário conscientizar a população sobre o efetivo combate a dengue e ao calazar. “Há também outros eixos como a segurança, a educação, mobilidade urbana e a inclusão digital”, considerou.

Como apoio a essa parceria o presidente da Agetec, George Brito, colocou a Agência a disposição do município para auxiliá-los na construção do projeto executivo e na implementação das ações para que Colinas seja modelo de cidade inteligente, humana e sustentável. “Nesse sentido essas atividades serão desenvolvidas em parceria com as instituições de ensino e pesquisa do Tocantins”, disse.

Após a vista do prefeito a Agetec, o presidente do órgão, George Brito, acompanhou o prefeito de Colinas e comitiva ao gabinete do reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para a apresentação do referido projeto.

Crescimento e inovação

Colinas do Tocantins passou a integrar a lista de cidades inteligentes no último mês de março, quando foi anunciada na CeBIT 2015, a maior feira mundial de tecnologia da informação e comunicação, realizada em Hannover, Alemanha. Vale ressaltar que Colinas foi a única escolhida da região norte do país. A proposta é uma iniciativa da Open & Agile Smart Cities  e visa transformar as cidades contempladas em motores de crescimento e inovação. O projeto que tem o apoio do Banco Mundial é uma iniciativa do Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia da Frente Nacional de Prefeitos e da União Europeia.( Tânia Caldas)

 

 

.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMarcelo Miranda compara importância do programa Educa Sanear ao Governo Mais Perto de Você
Próximo artigoMarcelo Miranda reafirma seu apoio à presidenta Dilma e lhe envia recado