construçao de aterro sanitario em augustinopolis (foto: paulo palmares)
construçao de aterro sanitario em augustinopolis (foto: paulo palmares)
construçao de aterro sanitario em augustinopolis (foto: paulo palmares)

O Aterro Sanitário de para onde serão destinados os resíduos sólidos urbanos, resíduos de origem doméstica, varrição de vias públicas e comércios está em construção, em Augustinópolis, região do Bico do Papagaio, a previsão de entrega e para maio de 2014.

O aterro tem uma área total de oitenta mil metros quadrados. Serão 18 valas para lixo domiciliar e 16 para lixo hospitalar (vala séptica), que serão revestidas com manta geomembrana de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), com durabilidade de 100 (cem) anos evitando assim a contaminação do solo pelo chorume, considerado 100 vezes mais contagioso que o esgoto doméstico. O chorume é o líquido gerado pela decomposição do lixo domiciliar.

O lixo proveniente de industrias e da construção será destinado a uma área especifica.

Cada vala terá 70m de cumprimento, 17,5m de largura e 2,8m de profundidade e em cada sessão de vala uma fossa sumidouro. Vinicius Marcelino Moreira, diretor da empresa que realiza a obra garante que todo o serviço obedece a rigidamente o que estabelece a legislação atual sobre coleta e destinação de lixo.

Equipamentos

Como suporte para operacionalizar o aterro, serão adquiridos uma retroescavadeira sobre rodas, dois caminhão compactador para lixo urbano, um caminhão com carroceria e 10 contêiner.

Conforme o projeto com a Funasa, é previsto um investimento na ordem de R$ 2.041.900,00 (dois milhões, quarenta e um mil e novecentos reais), incluindo a contrapartida do município.

Coleta seletiva

O recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora, como os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros, o secretário de Meio-Ambiente, Valteir Sales, diz que no momento analisa a melhor maneira de orientar a população para contribuir neste processo, separando lixo reciclável do degradável.

“Inicialmente será necessário a conscientização de todos para contribuir com essa solução ambiental. Isto será possível através de palestras, manual de Coleta Seletiva e cartazes demonstrando as vantagens da reciclagem, da preservação dos recursos naturais e a não poluição do meio ambiente, e que todos são parte do problema e consequentemente da solução”, diz ele.

A fase seguinte, explica o secretário será sinalizar e disponibilizar coletores específicos para cada tipo de material em lugar comum a todos e de fácil acesso, lembrando que na atualidade além dos coletores é possível disponibilizar sacos de lixos nas cores padrões de cada material. E continua: “Na última fase é necessário ter um sistema pré-determinado para o recolhimento dos materiais selecionados e que deverão ser encaminhados para as usinas de reciclagens mais próxima”.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMais Médicos terá profissional atendendo no TO em dez dias
Próximo artigoEstudante de medicina maranhense morto em explosão na Bolívia tem corpo cremado