O incentivo ao aumento da produtividade dos pequenos agricultores de Araguaína é o tema da reunião que irá traçar o plano de ação do

Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS Hortifruti, encabeçado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O encontro será no dia 8, na sala de reuniões do gabinete, na Avenida José de Brito, às 9 horas.

A meta da Prefeitura é organizar a cadeia produtiva e garantir que os

agricultores tenham condições de investir e melhorar suas lavouras. “Mais do que tê-los como parceiros no programa Compra Direta, queremos que estes produtores vislumbrem algo mais, conquistem novos mercados. Por isso vamos oferecer a estrutura que eles precisam”, comenta o secretário Josué Luz.

Os 250 produtores que hoje atuam junto ao Compra Direta serão os primeiros beneficiados com o DRS. “Mas a intenção é expandir as ações”, completa Josué. A produção de hortifrutis em Araguaína abrange a criação de frangos caipiras, caipiras melhorados, polpas de frutas, verduras e legumes.

Segundo a secretária executiva da pasta, Paula Zerbini, para aderir ao programa, os produtores precisam respeitar o tripé da produtividade. “A produção precisa ser ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. A ideia é estimular esta modalidade porque todos ganham com isso”, explica. Os agricultores também participarão de capacitações para introduzirem novos métodos de melhoria na produção.

“Queremos começar os trabalhos junto aos agricultores já na segunda quinzena de setembro”, informa Paula.

Para ampliar o raio de ação do DRS, a Prefeitura firmará um termo de

cooperação com órgãos e entidades como o Ruraltins, Incra, Adapec, Conab e Banco do Brasil. Este último oferecerá oportunidades de acesso a linhas de crédito, entre outros auxílios.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE denuncia PM que atirou em motociclistas que ultrapassaram barreira Policial em São Miguel
Próximo artigoPrefeito Madeira discute no Ministério do Exército doação de área do 50º BIS