praia limpa
praia limpa
praia limpa

A equipe de limpeza e conscientização coordenada pela Prefeitura de Araguaína fez um balanço positivo da primeira etapa dos serviços de parceria para o projeto Praia Limpa. Praia Viva! Você é responsável pelo eu lixo, da Associação Comercial e Industrial (Aciara). Por meio da Secretaria de Infraestrutura, a equipe cadastrou 54 acampamentos, recolheu 495 quilos de material reciclável, 77 toneladas de lixo e utilizou 2.200 sacos de 100 litros para recolhimento dos resíduos e distribuição aos usuários.

“Estamos satisfeitos com os resultados. Vimos que as praias estão mais limpas e que os donos de acampamentos estão priorizando a retirada dos resíduos, dando destino correto”, informa o coordenador da equipe municipal, Alcir Júnior.

Ainda segundo o coordenador, apenas 2% dos acampamentos precisaram ser notificados até o momento. Ele ainda informou que, dos acampamentos cadastrados, 45% já foram desfeitos e apenas um foi notificado.

O trabalho, que é realizado desde o início do mês de julho, beneficia as praias do Garimpinho, em Araguaína, Escapole, em Araguanã, e a Praia de Babaçulândia, que são os principais destinos dos araguainenses.

A Prefeitura de Araguaína fez um acordo com as Prefeituras de Araguanã e Babaçulândia e implantou um container em cada cais das três praias para recolhimento do lixo.

Além do que foi recolhido nos containeres, a equipe ainda retirou das praias, galhadas e pneus deixados pelos usuários. A segunda etapa das conscientizações e limpezas irá até o final de setembro.

Parceria

A coleta de resíduos de forma seletiva, fazendo triagem e encaminhando para reciclagem tem o apoio direto do Ibama, Naturatins, Cipama e ONG Natura-Ativa.

Na fiscalização junto aos usuários para preservação da natureza, após o período de praias, a Prefeitura conta com o apoio do Ministério Público Estadual e Poder Judiciário.

De acordo com a presidente da Aciara, Antônia Lopes, as parcerias são importantes para dar suporte ao projeto. “Cada parceiro é muito importante.

A parceria da Prefeitura de Araguaína nos dá suporte principalmente para atribuirmos a responsabilidade de más atitudes em relação ao correto destino do lixo nas praias, com conscientização e fiscalização”, afirmou.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorQuatro pessoas são presas por tráfico de drogas em Augustinópolis
Próximo artigoAIJE proposta pelo MPE por abuso de poder econômico contra Lelis é julgada procedente