Córrego Barra Funda

Uma erosão que se formou na nascente de um dos principais córregos da bacia do rio Lontra, em Araguaína, continua avançando. A cratera fica ao lado da avenida Filadélfia, um dos principais pontos de acesso à cidade.

A água do córrego Barra Funda tenta fazer o curso normal, mas encontra dificuldade por causa da erosão que se formou. Um prejuízo ambiental como avalia o biólogo Lucas Andrade. “A gente observa que na área existe um processo erosivo, que se dá por um processo do vento, da chuva, processo naturais que aqui são agravados pela ausência de vegetação.”

Segundo os moradores da região, a erosão começou em 2013 e de lá para cá, os problemas só pioram. “Se nada for feito, a tendência é piorar. A terra da lateral está desprotegida e vai continuar escorrendo para o rio enquanto não for cessado”, afirma o biólogo.

Quem vive perto da erosão teme o perigo. “A tendência é só esbarrancar”, diz o lavrador Artur Silva.

O Governo do Tocantins informou que estão em fase de licitação as obras do sistema de drenagem. A expectativa é de que a ordem de serviço seja dada ainda neste ano. (G1)

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.