Liderada pelo presidente da Comissão do Esporte, deputado federal César Halum (PRB/TO) uma comitiva de parlamentares participará de missão oficial durante os dias 11 a 15 de julho, com o objetivo de acompanhar os Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade 2016, sediados na Turquia. A iniciativa do requerimento foi do deputado Fábio Mitidieri (PSD/SE), que diante da atual discussão do Plano Nacional do Desporto, na Câmara dos Deputados, acredita ser de extrema importância que o colegiado acompanhe os jogos estudantis em nível mundial.

Halum defende que a Comissão do Esporte tem papel importantíssimo de atuar no acompanhamento da formação esportiva dos jovens brasileiros. “Esse grande evento vai ao encontro da nossa discussão do Plano Nacional do Desporto, e lá teremos a oportunidade de entender melhor como a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) atua na preparação dos nossos jovens atletas, além de tomar como exemplo e trazer para o Brasil os principais sistemas esportivos escolares do mundo”, disse.

A elaboração do Plano Nacional do Desporto tem sido tema de destaque nas discussões da Comissão do Esporte, além do consenso sobre a importância de investimento e organização da base do desporto, que é o desporto escolar. Dentre os parlamentares que acompanharão os jogos mundiais, o presidente da CESPO, deputado César Halum; o autor do requerimento deputado Fábio Mitidieri; além dos membros da Comissão, Evandro Roman, Professora Dorinha Seabra Rezende e Roberto Góes, após a visita in loco, irão trazer importantes impressões e colaborações para fundamentar o desenvolvimento do texto-base que irá compor o Plano Nacional do Desporto brasileiro.

Os Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade – foram iniciados em 1976 e, desde então, ocorrem de três em três anos com participação de estudantes de todo o mundo. Esse é um evento esportivo organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). Participam das diversas modalidades esportivas jovens de 13 a 17 anos.

Na oportunidade, os deputados também conhecerão a capacidade de execução técnica e representatividade internacional da CBDE, além da atuação no processo de formação esportiva de jovens atletas. A delegação brasileira que participará do Gymnasiade 2016 é composta por cerca de 250 pessoas, entre equipe técnica e atletas. Os jovens brasileiros irão competir em nove modalidades: atletismo, ginástica aeróbica, artística e rítmica, judô, Karatê, natação, xadrez e tênis. Está prevista também uma audiência com o presidente da Federação de Futebol da Turquia, além do encontro com autoridades do País.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE cobra segurança nas travessias dos banhistas em Pedro Afonso
Próximo artigoPaulo Mourão questiona personalização de votos e sumiço de deputados nas vésperas da eleição da Mesa Diretora