Credito Divulgação ISTO (R402a)Encerrando o roteiro de atividades na região Norte do Estado, o projeto cultural ISTO 153 desembarca em Araguaína nesta sexta-feira, dia 17. A programação começa às 9h e segue até a noite, com oficina sobre Cultura Popular, intercâmbio com grupos de cultura local e apresentação de dois espetáculos. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Espaço Cultural ArtPalco.

A programação artística, realizada pelo Instituto Social do Tocantins (ISTO) em parceria com a Prefeitura de Araguaína, inicia às 9h com a oficina “Cultura Popular nas Artes Cênicas”, com Márcio Belo, idealizador e coordenador do grupo Tambores do Tocantins. As inscrições podem ser feitas através do telefone (63) 3411-5611 ou antes da oficina.

Credito Divulgação ISTO (R402b)Horas depois, por volta das 11h, será apresentado o primeiro espetáculo teatral. “A caixa” faz parte de uma pesquisa do comportamento do indivíduo em grupo feita por Nival Correia. É um instrumento desafiador para vencer desafios em grupo, respeitando todas as diferenças culturais das pessoas, utilizando os elementos do clown para ir além da expressão, mas subtraindo das pessoas os comportamentos mais sensíveis.

À noite, por volta das 19h30, será apresentado o espectáculo teatral “Pedra Canga”, escrito por Célio Pedreira, Juarez Moreira e Odir Rocha, que é uma homenagem às nossas “Pedras Cangas”, que são homens, mulheres, artistas que experimentam o anonimato, mesmo com trabalhos artísticos de altíssima qualidade. A composição musical cria um ambiente intimista, onde a centralidade da atenção, muda muitas vezes de forma inesperada e empolgante, criando uma dinâmica interessante de jogos cênicos, sonoros e de luzes.

Durante todo o mês de julho teremos uma programação especial e diversificada no Espaço Artpalco e no Espaço Cultural com apresentações teatrais, dança e música. Tudo gratuitamente”, informou o secretário da Cultura, Wilamas Ferreira.

ISTO 153

Araguaína é a terceira cidade em que a Caravana do ISTO 153 desembarca nesta temporada. A circulação do projeto acontece nas cidades que ficam às margens da BR 153, iniciando no dia 15 em Guaraí, passa por Colinas e daqui segue para Gurupi na segunda e encerra as atividades em Goiás, nas cidades de Porangatu, dia 22, e Goiânia, dia 24. “São cidades estratégicas que captam o movimento da rodovia, mas que ainda não tem o estímulo que necessitam para a área cultural ou parte dela. Por isso, vamos até elas para fomentar essa ideia junto ao poder público local, por meio das nossas atividades,” justificou o representante do instituto, que realiza o projeto, Nival Correia.

O projeto é uma iniciativa do ISTO e foi contemplado em um dos mais importantes editais na área de teatro do país, o “Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2014”, cujo incentivo vai permitir que um grande público tenha acesso à arte.

Programação de Araguaína (Sexta, 17)

Local: Espaço Cultural Artpalco

9h – Oficina “Cultura Popular nas Artes Cênicas” – Intercâmbio com Grupo Artepalco de Artes, Cia Ciganos de Teatro, Quadrilhas Juninas de Araguaína e a comunidade em geral (gratuito);

11h -Apresentação do Espetáculo “A caixa” (gratuito);

19h30 -Apresentação do “Pedra Canga” (gratuito).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEstudante de Xambioá é medalhista de ouro pela 3ª vez na Olimpíada Brasileira de Matemática
Próximo artigoPrefeitura adia Concurso “Garota Verão Tocantinópolis 2015” para o dia 25 de julho