Um dos destinos  mais procurados durante a Temporada de Praias do Tocantins, o município de Pedro Afonso, a 304 km de Palmas, fica no meio da confluência do Rio Sono e Rio Tocantins e, mais uma vez, desponta como boa opção de lazer. Este ano, a praia do Rio do Sono está recebendo visitantes de diversas localidades.

A identificação do perfil destes turistas e a avaliação da qualidade dos serviços que estão sendo ofertados a eles durante a estadia estão entre os objetivos do trabalho de pesquisa que o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), está realizando. De acordo com a diretora de Operações Turísticas da Sedetur, Julyene Bueno, o trabalho de pesquisa é voltado para a elaboração do Painel de Indicadores que, por sua vez, vai mensurar os resultados das ações de Governo nos municípios onde a temporada de praias acontece.

Além disso, a equipe da Sedetur, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Educação (Seduc) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), está realizando um trabalho para diagnosticar os diversos aspectos que envolvem a estrutura da praia, como a qualidade dos alimentos comercializados, das estruturas de barracas, banheiros, áreas de camping, entre outros.

No último final de semana, conforme destacou a diretora, as equipes realizaram um importante trabalho, em parceria com os responsáveis pela limpeza da praia em Pedro Afonso: juntos, integrantes das pastas e catadores locais recolheram lixo e realizaram ação de conscientização sobre preservação ambiental. Esta ação, conforme destacou, foi concluída com um almoço de confraternização para comemorar os resultados alcançados. “Foi um momento muito importante, no qual nós do Estado, os catadores locais e a prefeitura pudemos discutir projetos para garantir a melhor conservação da praia”, ressaltou Julyene.

Segundo ela, além dos parceiros citados, os bons resultados obtidos se dão com o apoio da gestão municipal. “Tem sido muito boa a receptividade por parte do prefeito Jairo Mariano, da secretária de Meio Ambiente do Município, Rosângela Pereira, assim como de sua assessoria Laisse Santoa, que nos deram muito suporte”, relatou.

Apoio financeiro

Este ano, além das ações desenvolvidas pelas pastas, a temporada de praias de Pedro Afonso conta com apoio financeiro do Governo do Estado para a estrutura. Também estão no local barracas institucionais de serviços, abrigando as corporações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Saúde e Naturatins.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEspaço da Beira Rio em Tocantinópolis é aumentado para festividades do aniversário da cidade
Próximo artigoApresentações culturais marcam Festival de Férias em Araguaína