O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o próximo dia 15 de julho o prazo para que as escolas da rede estadual de ensino, interessadas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizem o cadastro no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). Para este ano, o programa abrange mais de 400 áreas de conhecimento.

Como ofertante do Pronatec, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já contabiliza o cadastro de 220 escolas, para a realização de cursos a partir do segundo semestre deste ano. A orientação da Seduc é que as unidades escolares se antecipem e façam o cadastro no Sistec até a próxima sexta-feira, 10, a fim de que suas informações sejam validadas pelo Conselho Estadual de Educação.

Conforme o cronograma do MEC, após o processo de homologação das propostas, previsto para os dias 16 a 24 deste mês, serão disponibilizadas as vagas por cursos para as unidades escolares cadastradas. No Tocantins, segundo a coordenadora do Pronatec na Seduc, Lúcia Lopes, a intenção é que o programa contemple todos os municípios do Estado. “Estamos querendo alcançar todos os municípios do Tocantins, onde o MEC abrir espaço, para ofertar uma educação integral e humanizada”, disse.

Segundo Lúcia Lopes é importante que as escolas do Tocantins se atentem ao prazo de cadastro no Sistec, para que o Estado conquiste um maior número possível de cursos do Pronatec. “Vamos capacitar os alunos do ensino médio, concluintes e não concluintes, além da comunidade em geral, para que as famílias tenham a oportunidade de melhorar a qualidade de vida. À medida que as pessoas se capacitam, elas têm a oportunidade de estar ingressando no trabalho”, afirmou.

As escolas interessadas em aderir ao Pronatec devem procurar a coordenação do programa, antes do dia 10, na Gerência de Desenvolvimento de Educação Profissional da Seduc ou ligar nos telefones 3218-1037/6128/6100. Também podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Pronatec

Criado em 2011 pelo Governo Federal, através da Lei 11.513/2011, o Pronatec tem o objetivo de ampliar, expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no Brasil. O programa acontece em três modalidades: oferta de ensino técnico, para quem está matriculado no Ensino Médio, oferta de ensino técnico, para quem concluiu o Ensino Médio, e Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, para jovens e adultos que buscam a oportunidade de melhorar sua formação.

Financiados pelo Governo Federal, os cursos do Pronatec são ofertados de forma gratuita, por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnologia, além de instituições do Sistema “S”.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorComemoração ao Dia do Evangélico reúne multidão em Tocantinópolis
Próximo artigoPedro Afonso conta com comarca 100% digital