O secretario do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedroza, recebeu nesta semana, a equipe de produção do documentário “Araguaia para sempre”, do cineasta tocantinense Hélio Brito, para um depoimento que marca o encerramento da etapa de gravações. Para o cineasta, a fala de Eudoro Pedroza é de fundamental importância para o documentário, isto porque o secretário é um amante e observador atento do Rio Araguaia.

O projeto “Araguaia para sempre” foi contemplado pelo edital “Amazônia Cultural”, do Ministério da Cultura, e as filmagens aconteceram em julho de 2014, em Araguacema, Couto Magalhães, Conceição do Araguaia e Pau D´arco; e também em julho de 2015. As últimas gravações aconteceram no último final de semana de julho em Aruanã, principal destino turístico do estado de Goiás.

No depoimento, Eudoro Pedroza fala das belezas do Araguaia. “Eu conheço inúmeros rios do mundo e digo que o Araguaia é um dos rios mais bonitos que conheci e que tem em sua formação natural praias com quilômetros de areias naturais, onde a fauna e a flora ainda se encontram preservadas. Sou um amante do Rio Araguaia e um defensor do turismo sustentável; defendo a pesca esportiva e que os ribeirinhos sejam fazendeiros de peixe, através dos tanques redes nos lagos que se formam às margens do Araguaia. Tenho uma preocupação enorme com a preservação do Araguaia e condeno com veemência as tentativas de poluição que vêm acontecendo nos rios brasileiros e também nos rios tocantinenses”, considerou.

O documentário terá 55 minutos de duração e  será exibido pela TV Brasil, com lançamento previsto para outubro de 2015 em Palmas. Nele, será abordada a vulnerabilidade ambiental do Rio Araguaia que, comprovadamente, não suporta grandes intervenções humanas, além e destacar sua vocação e enorme potencial turístico.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.