Ao retomar a agenda do projeto Caminhos da Justiça, que reuniu magistrados e servidores nesta quinta-feira, 23, em Pedro Afonso, o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou algumas iniciativas que estão sendo implantadas para melhorar a prestação jurisdicional no Tocantins e cobrou mudança de mentalidade para mudar a realidade do Judiciário do Estado.

“Conclamo a todos para levantar o que estamos fazendo para construir o Judiciário de amanhã. Ainda estamos fazendo muito pouco e temos que mudar a mentalidade, para mudar a realidade e entregar uma boa prestação jurisdicional, pois a sociedade ainda espera muito de nós”, pontuou.

Coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos, José Eudacy Feijó de Paiva apresentou números sobre custo de processos, correlação de despesas e produtividade, retratando a realidade do Judiciário Tocantinense a partir de publicações oficiais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na avaliação do coordenador, os dados mostram que o Judiciário precisa trabalhar para melhorar os índices de produtividade, equilibrar o problema na distribuição dos servidores, baixar a taxa de congestionamento e corrigir lançamentos errados de dados e movimentação dos processos no sistema e-Proc. “ O lançamento dos dados é de extrema importância e reflete na imagem do Judiciário, implica nos índices mensurados pelo CNJ, principalmente na produtividade de magistrados e servidores e no desempenho das metas”.

Também foram apresentadas as iniciativas do Programa de Preparação à Aposentadoria e o Trabalho Remoto que já estão com reuniões agendadas ainda para o mês de agosto. O projeto “Juiz Colaborador”, também previsto para lançamento em agosto, foi descrito. Nesta frente, magistrados manifestaram a disposição de, espontaneamente, ajudar outros juízes a julgarem processos, sem percepção remuneratória.

O presidente abriu espaço para ouvir as demandas da comarca, mas lembrou que espera receber sugestões que pensem o Judiciário de forma única e não compartimentada pensando apenas na própria comarca.

Os servidores da comarca se comprometeram a criar uma comissão para levantar as demandas e apresentar soluções que serão analisadas e poderão ser adotadas para melhorar a prestação jurisdicional no Tocantins.

TJT_8085

Comentários do Facebook
Artigo anterior19ª unidade básica de saúde será inaugura no Setor Costa Esmeralda no próximo dia 30
Próximo artigoJovens invadem residência em Araguaína, roubam os pertences dos moradores e matam idoso