Será inaugurada no dia 30 de julho, às 9h, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Costa Esmeralda, a 19ª UBS do Município de Araguaína. A unidade vai dispor de uma equipe técnica formada por três técnicos de enfermagem, um médico, um enfermeiro, um cirurgião dentista, um auxiliar em saúde bucal, um farmacêutico e um administrativo. Ao todo, serão 1.040 pessoas atendidas mensalmente.

Com a nova unidade, uma média de 1.788 famílias que residem no bairro vão poder receber atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos. Poderão realizar exames de prevenção, teste rápido de gravidez, glicemia, pezinho, aferição de pressão arterial e retirada de medicamentos na unidade. Além dos atendimentos, serão feitas vacinação, visitas domiciliares, nebulização, coleta de exames, conforme demanda espontânea.

“Essa será a terceira unidade básica de saúde informatizada no Município. A primeira a ser modernizada foi a do Setor JK e a segunda, a UBS Manoel Maria, localizada no Setor Cimba”, destacou o secretário da Saúde, Jean Coutinho.

Estrutura

A infraestrutura da unidade, praticamente pronta, contará com auditório, banheiros, salas de PCCU, vacinação, curativos, farmácia, almoxarifado, expurgo, copa, consultório odontológico, depósito de material de limpeza, além de dois consultórios médicos e dois consultórios para enfermagem. A UBS vai também dispor de uma equipe do Programa de Saúde da Família (ESF).

“A nova unidade de saúde que será inaugurada no Costa Esmeralda representa um ganho para a comunidade, que terá acesso a um atendimento de qualidade de uma equipe multiprofissional na unidade, e que também não precisará se deslocar para o Setor Barros ou outra região da cidade para receber atendimento”, finalizou Murilo Bastos, superintendente de Atenção Básica do Município.

UBS

Nesta gestão, foram construídas cinco novas UBS; dessas, foram entregues à população a UBS Manoel Maria Dias de Brito (Cimba), UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione), UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho (Maracanã) e UBS JK. Outras seis foram reformadas: Palmeiras do Norte (São Miguel), Couto Magalhaes, Bairro de Fátima, Araguaína Sul, Albeny Soares de Paula (Setor Noroeste) e Manoel dos Reis Lima (Jardim das Flores). Uma UBS está em processo de conclusão da reforma, trata-se da Avany Galdino da Silva (Bairro São João). (Fotos: Marcos Filho)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSão Miguel: Estuprador é surpreendido pela mãe da criança e preso em flagrante pela PM
Próximo artigo“Caminhos da Justiça” reúne servidores e magistrados em Pedro Afonso para discutir mudanças no Judiciário