Carlesse é candidato mais lembrado e o menos rejeitado pelos eleitores. Foi o que revelou a realizada pelo Vetor Assessoria e Pesquisas, de Cuiabá (MT), encomendada pela Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) em parceria com a Record Tocantins, divulgada nesta sexta-feira, 1º, a dos dias da eleição suplementar.

No início da corrida eleitoral Carlesse aparecia com cerca de 10% da intenção de votos – de acordo com pesquisas realizadas por outros institutos. Foi, portanto, o que mais cresceu nesta campanha.

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) sob o número 02369/2018, a pesquisa ouviu mil eleitores, de todas as regiões do Estado, entre os dias 28 e 31 de maio.O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máximo estimada é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Espontânea

Se a eleição suplementar fosse hoje, segundo a pesquisa, Carlesse teria 15% dos votos válidos, seguido de Carlos Amastha (14%), Vicentinho Alves (11%), Kátia Abreu (8%), Marlon Reis (3%) e Mario Lúcio Avelar (1%). O candidato Marcos Souza não pontuou.

Na mesma modalidade, quando computados apenas os votos válidos, Carlesse lidera com 28%, seguido por Amastha (27%), Vicentinho (22%), Kátia (15%), Marlon Reis (6%), Mário Lúcio Avelar (1%) e Marcos Souza (1%).

Rejeição

No quesito “rejeição” – liderado por Kátia Abreu (34%) – Carlesse é o menos rejeitado (4%), entre os quatro principais candidatos. Vicentinho é rejeitado por 15% dos eleitores e Amastha 10%.

É justamente a baixa rejeição que indica que o governador interino é quem tem maior potencial de crescimento nesta reta final da eleição suplementar do próximo domingo, 3. Isso porque a pesquisa revelou também que quase metade dos eleitores (48%) estão indecisos ou afirmaram que podem anular o voto.

Segundo turno

Os dados da pesquisa apontam para uma eleição em dois turnos, uma vez que não houve nenhuma candidatura com a possibilidade de alcançar mais de 50% dos votos válidos. Três candidatos aparecem com possibilidade de ir para o segundo turno: Mauro Carlesse, Carlos Amastha e Vicentinho Alves.

Dados completos da pesquisa: http://fieto.com.br/Noticia.aspx?c=0c36fcd2-d5ed-48cf-837e-6d723af9603e

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.