Em Carta Aberta divulgada nesta quarta-feira, 06, Mário Lúcio de Avelar, candidato ao Governo do Tocantins pelo PSOL, agradeceu o apoio de eleitores e afirmou que não irá apoiar nenhum dos candidatos que disputam o segundo turno das eleições suplementares.
Segundo ele, “as opções apresentadas aos eleitores ilustram tudo aquilo que combati ao longo dos quase 30 anos de história deste Estado. O que se pode esperar dessa gente? Nada além da corrupção, nepotismo, desmando e incompetência. Deles pode-se dizer uma única frase: vendilhões do povo”, afirmou.
Referindo-se aos candidatos Vicentinho Alves (PR) e Mauro Carlesse (PHS), Mário Lúcio lembrou que por trás deles estão os dois grupos políticos que dominam o Tocantins desde a criação do estado.  “De um lado, um grupo que tem por trás de si o fracassado Governo Temer e uma das oligarquias dominantes deste estado, a família Miranda. Do outro, um candidato falsamente revestido de “novo” e que se apresenta como filho da terra, mas que reúne consigo o mais pernicioso grupo político do Tocantins, a família de Siqueira Campos, seus asseclas e grupos econômicos beneficiados de sempre”, disse.
Procurador da República licenciado, Mário Lúcio, listou processos que os dois candidatos respondem. “Todos possuem contra si infindáveis acusações de favorecimento ilícito, locupletamento à custa do dinheiro público e a responsabilidade pelo desequilíbrio das contas do estado. Em ambos os lados vejo os velhos conhecidos de sempre e das investigações que comandei no Ministério Público Federal.
Lamentavelmente, a escolha feita por menos de um terço do eleitorado tocantinense não é capaz de oferecer qualquer esperança de mudança nos rumos do Governo Estadual. Estamos fadados ao agravamento da crise financeira, ao estrangulamento das contas públicas e ao completo caos na gestão estadual”, afirmou cobrando também rigor dos órgãos de controle para o uso da máquina pública em favor do governo interino.
Voto Nulo
Mário Lúcio também listou diversas dificuldades enfrentadas desde que decidiu concorrer nas eleições suplementares e conclamou os eleitores a darem seu voto de protesto nas urnas. “As profundas limitações materiais e pessoais do nosso grupo, o curtíssimo tempo de apenas 15 dias de campanha e a instabilidade gerada por inúmeros questionamentos jurídicos em relação ao PSOL e à minha candidatura não me deixam outra alternativa que não seja a de conclamar todos os tocantinenses para que se unam aos mais de 50% dos eleitores que já demonstraram sua insatisfação ou menosprezo ao processo político-eleitoral no primeiro turno da eleição e digam não aos candidatos que aí estão! Meu voto será NULO e recomendo isso a todos aqueles que nos acompanharam nessa empreitada e aos demais eleitores que também se posicionaram contra as candidaturas da política tradicional’, afirmou.
Durante a campanha, o Tribunal Regional Eleitoral (TER) indeferiu o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do PSOL e o registro da candidatura sob alegação da não apresentação das contas partidárias no tempo legal. A decisão foi revertida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em acórdão unânime. Dias depois, quando retomou o julgamento, o TRE indeferiu o registro da candidatura ao fazer uma interpretação equivocada de um artigo da Constituição, segundo o candidato. Às vésperas da votação, outro problema.
A Justiça Eleitoral lançou em seu portal de internet e no aplicativo “resultado” que os votos dados ao candidato Mário Lúcio de Avelar seriam computados como nulos. “Não é preciso dizer como os nossos adversários exploraram o voto útil e usaram de expediente pequeno para alvejar uma campanha que crescia mercê de propostas sérias, coerentes e da boa participação nos debates eleitorais”, afirmou.
Nos próximos dias, o Tribunal Superior Eleitoral deve julgar o recurso sobre o registro de candidatura de Mário Lúcio, mantido sub judice até agora. A decisão de concorrer ou não nas eleições de outubro vai depender do parecer dos ministros e de possível recurso ao Supremo Tribunal Federal.
Comentários do Facebook
Artigo anteriorFarmacêuticos querem conversão da jornada de trabalho em plantões para trabalhadores do SUS
Próximo artigoJosi Nunes culpa exorbitante carga tributária pela crise dos combustíveis