O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins parabeniza a Polícia Federal pela Operação Naum, deflagrada nesta terça-feira, 28, e que investiga fraudes nos investimentos do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins, o Igeprev.

A operação da PF levou para prestar esclarecimentos possíveis responsáveis pelo prejuízo milionário nas aplicações do Igeprev, entre eles ex-gestores como Eduardo Siqueira Campos, que era presidente do conselho de administração do órgão na época em que as fraudes aconteceram; e ainda o ex-secretário de administração, Lúcio Mascarenhas; e Nilmar Ribeiro Máximo, ex-diretor de finanças do Igeprev. O prejuízo, segundo a polícia, seria de aproximadamente R$ 263 milhões

Estas pessoas seriam, segundo a Polícia Federal, os principais membros de uma organização criminosa que agia dentro do Igeprev, fazendo aplicações irregulares e ameaçando o futuro da aposentadoria dos servidores públicos do Estado do Tocantins.

Ressaltamos que a operação de ontem é um desdobramento da Operação Miquéias deflagrada em setembro de 2013, após a divulgação das auditorias realizadas pelo Ministério da Previdência a pedido do próprio SISEPE-TO e demais sindicatos, que denunciavam as irregularidades que ocorriam no Igeprev.

Ainda em 2013 o SISEPE-TO e outras entidades sindicais protocolaram junto à Polícia Federal os ofícios Nº 625/2013 de 7 de outubro de 2013 e Nº 678/2013 de 30 de outubro de 2013, onde expunham  todas as fraudes e irregularidades encontradas nas aplicações do Igeprev.

Na época os mesmos ofícios cobrando investigações também foram protocolados no Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Controladoria Geral.

No início deste ano colhemos os primeiros resultados da nossa persistência. Uma liminar do Tribunal de Justiça determinou o bloqueio de bens em oito das dez ações impetradas pelo Ministério Público.

A operação de ontem da Polícia Federal representa mais um avanço na apuração das denúncias sobre as aplicações irregulares que causaram um prejuízo milionário ao órgão.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSindicato Rural de Araguaína e Mesa Brasil distribuem 19,7 mil kg de alimentos
Próximo artigoDeputados e prefeitos querem que recursos do empréstimo contemplem todos os municípios