A terceira edição do projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos realizado nesta quarta-feira, 7, em Miranorte, quebrou o recorde de devolução por parte dos 71 pequenos e médios produtores rurais envolvidos na ação daquele município que entregaram 3.686 embalagens no posto montado pelos organizadores do projeto no Parque de Exposição Agropecuária de Miranorte. Na edição de 2016, foram entregues 3.525 embalagens com envolvimento direto de 65 produtores.

De acordo com o inspetor de defesa agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), José Renato Pereira, o recorde na devolução de embalagens de agrotóxicos em Miranorte deve-se ao trabalho de conscientização e mobilização feita pela Agência junto aos pequenos produtores rurais de fruticultura e pecuária. “O município de Miranorte é referência em fruticultura e pecuária, por isso, a Adapec junto com o Instituto de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Inpev) e em parceria com outros órgãos tem promovido esta ação nos últimos anos para possibilitar que os produtores deem uma destinação correta às embalagens.”

O presidente da Adapec, Humberto Camelo afirmou que o sucesso do projeto está no compromisso e na conscientização dos produtores rurais em retirar do campo este passivo. “O nosso maior parceiro neste projeto é o produtor rural que está cada dia mais consciente da sua responsabilidade em devolver as embalagens vazias de agrotóxicos nos postos ou em eventos como o recebimento itinerante”, disse o presidente.

O RI atendeu também pequenos produtores de outros municípios circunvizinhos, como Rio dos Bois, Miracema e Dois Irmãos.

A ação foi realizada pela Adapec, em parceria com a Prefeitura Municipal de Miranorte, Sindicato Rural de Miranorte, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), Associação das Revendas de Insumos Agropecuários do Médio Norte Tocantinense (Atria) e revendas de agrotóxicos de Miranorte.

Programação

As próximas edições do projeto acontecerão nas seguintes datas:

Paraiso do Tocantins: 13 de junho

Porto Nacional – Projeto São João: 14 de junho

Araguatins: 23 de junho

Araguaçu: 24 de junho

Augustinópolis: 26 de junho

Buriti do Tocantins: 27 de junho

Axixá do Tocantins: 28 de junho

Sítio Novo: 29 de junho

Tocantinópolis: 30 de junho

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSuspeito de matar universitário é preso em Araguaína, em depoimento ele confessa o crime
Próximo artigoAdapec leva projeto de educação sanitária à Expoara 2017