O Ministério Público Estadual (MPE) recebeu nesta terça-feira, 20, representantes do Governo do Estado, empresas, instituições de ensino entre outras entidades ligadas à qualificação profissional para discutir os detalhes de um acordo de cooperação técnica que viabilizará a qualificação de jovens e adolescentes de 14 a 18 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas ou abrigados em casas de acolhimento.

A iniciativa é do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude (Caopij), Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, e visa incentivar a contratação de adolescentes e jovens, na condição de aprendizes, por parte de empresas interessadas, garantindo o desenvolvimento da formação teórica e prática da aprendizagem.

“A ideia é que estes jovens façam cursos profissionalizantes já visando a demanda de mão de obra das empresas do Estado do Tocantins, tendo em vista que as empresas são obrigadas, por Lei, a admitir adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”, comentou o Subprocurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior.

As entidades parceiras terão até o dia 30 de junho para apresentar propostas de alteração ao texto final do termo de cooperação técnica e, assim, formalizar a parceria. Uma comissão interinstitucional foi formada a fim de viabilizar a execução do acordo, com reuniões bimestrais para debater a implementação de novas ações e analisar aquelas em desenvolvimento.

Estiveram presentes à reunião representantes do Ministério Público do Trabalho; Tribunal de Justiça; Secretarias de Trabalho e Assistência Social, da Cidadania e Justiça, da Educação Juventude e Esportes; Senai; Senac; Sest Senat; Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social; Conselho Estadual de Educação; Centro de Integração Empresa-Escola; Superintendência Regional do Trabalho; Associação Comercial e Industrial de Palmas; Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescentes e Federação das Indústrias do Estado do Tocantins.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCAOPIJ aprecia plano para ampliação de serviço de atendimento às vítimas de violência sexual no TO
Próximo artigoEli Borges questiona valores de serviços cartoriais no Tocantins