Uma série de oficinas promovem o diálogo com órgãos e instituições que compõe a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, articulada pela equipe multidisciplinar da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, regional de Tocantinópolis. A primeira oficina foi realizada no início de junho com o Conselho Tutelar de Tocantinópolis. No próximo dia 28 será realizada a capacitação com os demais órgãos.

A programação atenderá ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Secretarias Municipais de Educação, de Saúde, de Assistência Social – que engloba o CRAS – Centro de Referência e Assistência Social e Creas – Centro de Referência Especializado da Assistência Social.

Com o tema “Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente – Parcerias que Fortalecem”, na oficina são trabalhadas temáticas como o cenário atual de violência contra a criança e adolescente, os tipos de maus tratos e violências (abandono, negligência, violência física, violência sexual, bullying, exploração sexual e violência psicológica), o ciclo de violência contra a criança e adolescente e como identificar sinais destas violências e maus tratos.

Os objetivos propostos são: discutir temas importantes com profissionais que trabalham com crianças, adolescentes e familiares; levar informações que facilitem a discussão sobre os principais sinais de violação de direitos; fornecer subsídios que facilitem a identificar sinais de negligência, violência, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes; levantar dados que auxiliem a tomada de decisões e as medidas cabíveis e necessárias para a proteção das crianças e adolescentes; favorecer a troca de experiência e aprendizado a fim de buscar coibir os abusos, enfrentar as ameaças, proteger os vulneráveis, as testemunhas e, finalmente, responsabilizar, oferecendo serviços psicossociais a autores de violências. Sendo que cada órgão executa as atribuições que lhe são pertinentes; a DPE-TO atua no âmbito da assistência jurídica e conta com o suporte da equipe multidisciplinar com os estudos psicossociais.

Para a assistente social do Núcleo Regional, Izabel Saboya, a ação é importante dado objetivo e parceiros. “O propósito final é que a rede de proteção contenha todos os segmentos do município responsáveis por zelar pelos direitos da criança e do adolescente, e desta forma caminhe em parceria, já que existe a necessidade destes órgãos estarem articulados”, afirmou Izabel.

A próxima etapa, prevista para o segundo semestre, engloba ações que privilegiam uma cultura de diálogo, convivência pacífica e salutar na família e sociedade, com palestras para os pais e estudantes da rede municipal de ensino. “Essas palestras visam levar mais informações às famílias com o objetivo de desnaturalizar a prática dos vários tipos de violência e maus tratos em que criança e o adolescente são vítimas”, disse o pedagogo do Núcleo Regional, Valdoci Feitosa De Sousa. (Keliane Vale)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGenésio Tocantins faz show inédito em Palmas revelando fase intimista
Próximo artigoPopulação de Presidente Kennedy comemora investimentos de R$ 1,5 milhão do Estado