Principal foco das ações da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), os estudantes da rede estadual de ensino também são contemplados com as ações do grupo gestor nas Diretorias Regionais de Educação (DRE). Em Colinas, quinta cidade a receber as equipes técnicas da Pasta, cerca de 80 alunos da terceira série do ensino médio participaram de um bate-papo com a gestora da Secretaria, professora Wanessa Zavarese Sechim.

Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a gestão educacional do Governo do Estado, além de tirarem dúvidas com relação às escolas em que estudam. Segundo informações da DRE, as 20 escolas jurisdicionados à Regional de Colinas contaram com representantes na reunião com a secretária.

Ao iniciar os trabalhos junto aos estudantes na Câmara Municipal de Colinas, a secretária Wanessa Sechim destacou o objetivo da Seduc ao abrir espaço para que os alunos deem voz às escolas que representam. “Quando assumimos a Secretaria, há quase um ano, percebemos que não tínhamos um bom resultado no Enem. Então decidimos conversar com os alunos que haviam feito o exame no ano anterior e perguntamos a eles como achavam que deveria ser a escola. Tivemos muitas sugestões e as usamos para elaborar a Proposta Pedagógica da Seduc para 2017”, explicou.

Entre as ações destacadas pela gestora, estão os trabalhos realizados desde o ano passado, como o planejamento, as avaliações diagnósticas, os simulados do Enem e a Proposta Pedagógica para o ano de 2017. Além disso, a professora destacou a campanha #TONONEM, ferramenta digital criada pela Seduc para auxiliar os alunos a se prepararem adequadamente para o exame que abre portas para as universidades brasileiras.

Para os alunos, a oportunidade de ter um contato mais próximo com a gestão estadual da educação é importante para manter um diálogo sobre o presente, em sala de aula, e sobre o futuro, já que tentam ingressar em uma universidade e cursar o ensino superior.

Lunna Luizy Ribeiro da Silva tem 17 anos e está na terceira série do ensino médio no Colégio João XXIII, de Colinas. Ela conta que pretende estudar Medicina e que vem se preparando com afinco para a realização de seu sonho. A jovem destaca que tirar um momento para conversar com a secretária Wanessa e tirar dúvidas quanto à gestão é muito importante para ampliar o conhecimento.

“É importante para conhecermos mais a nossa educação. Esse momento é muito bom para nós estudantes, pois estamos em fase final dos estudos e temos certeza de que seremos ouvidos e que poderemos ajudar os outros que virão”, completou a aluna que faz parte de uma das equipes que representarão o Tocantins na Olimpíada Brasileira de História do Brasil.

Ter contato com outros alunos que estão no mesmo período de desafios com o Enem foi o ponto positivo elencado pelo estudante Thiago Dias, do Colégio Estadual Ulysses Guimarães, de Pau D’Arco. O aluno de 17 anos cura a terceira série do ensino médio e pretende cursar Agronomia na universidade. Para ele, saber que tantos jovens estão na mesma situação lhe dá a certeza de que não está só nesse desafio. “Para mim é gratificante poder participar de um momento como esse e tirar as minhas dúvidas com a secretária”, frisou.

Seduc em Colinas

Ainda nesta terça-feira, 13, o grupo gestor da Seduc realizará os atendimento individualizados com os diretores das escolas jurisdicionadas à DRE de Colinas. Além disso, haverá uma reunião com o prefeito Adriano Rabelo e visitas ao Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco, que é uma das 12 Escolas Jovem em Ação, e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Colinas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEscrivão da PC é detido suspeito de falsificar documentos e fraudar R$ 2 mi em financiamentos
Próximo artigoPM apreende em Bom Jesus menor infrator que já possui oito passagens na Polícia de Goiás