Com o objetivo de promover mini palestras educativas sobre os diversos programas sanitários na área animal e vegetal para estudantes da rede municipal e estadual de ensino de Araguaína e região, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), por meio da Regional de Araguaína iniciou hoje e segue até o próximo dia 14, o projeto “Escolinha da Adapec”, na Exposição Agropecuária de Araguaína – Expoara. A escolinha está montada na estrutura da Fazendinha, que apresenta um cenário rural voltada para o público infantil.

A Delegada Regional da Adapec de Araguaína, Daniele de Mendonça Aguiar disse que a Agência preparou uma programação especial para as crianças, que inclui, mini palestras e visitação acompanhada pelos inspetores no espaço da Fazendinha onde constam pequenos animais e mudas plantas. “Nossa expectativa é mostrar ao público infantil por meio de uma linguagem adequada os diversos serviços e programas da Agência na área animal e vegetal, para que estas crianças sejam multiplicadores destas informações em suas casas”, destacou Daniele.

“Este espaço de educação sanitária direcionada ao público infantil feito em parceria com a organização da Fazendinha na Expoara é de grande importância para a Adapec, pois possibilita levarmos às crianças informações sobre os programas sanitários executados pela Agência, bem como apresentar alguns tipos de doenças que atingem os animais e plantas”, disse o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

Neste primeiro dia de atividades, a Escolinha atendeu sete turmas de estudantes do ensino fundamental de escolas municipal e estadual de Araguaína. Os inspetores de defesa agropecuária George Claudio Costa e Karen Gonçalves Mota, acompanharam as turmas com mini palestras sobre raiva, brucelose, aftosa e monitoramento de pragas nas lavouras. “As crianças que trabalhamos neste primeiro dia estavam animadas e participativas, buscaram compreender os assuntos e fizeram perguntas”, relatou Karen.

Na metodologia da escolinha, no final de cada palestra, os alunos recebem jogos interativos sobre o assunto para preencherem e testarem o conhecimento. Entre os diversos temas que serão apresentados na Escolinha durante a Exopoara 2017, estão: Aftosa, Brucelose, Raiva dos Herbívoros, Inspetor Júnior, Monitoramento de pragas em lavouras, uso correto e seguro de agrotóxico, influenza aviária, entre outros.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.