Com o objetivo de desenvolver novas lideranças para o campo e preparar jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário em todas as regiões do país, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO) realizaram no último final de semana (25 e 26/06), em Palmas, a terceira e última etapa estadual do Programa CNA Jovem 2016, que selecionou os três candidatos que farão parte da seletiva nacional, que acontecerá a partir de julho, em Brasília.

Após a realização de três encontros presenciais em Palmas, totalizando 48 horas de programação, o engenheiro agrônomo Odacir Bettoni, do município de Porto Nacional; a jornalista Luzêni Neres, de Palmas, e o engenheiro agrônomo Renato Antônio Borghetti, de Araguaína, foram os candidatos selecionados dentre 23 participantes tocantinenses. O desafio final foi a apresentação, individual, de um plano de ação com foco nos aspectos de liderança no setor agropecuário regional. Durante a programação da terceira etapa foi realizada uma Oficina de Oratória, com o palestrante Luiz Renato Escarlate, do SENAR Brasil.

O presidente do Sistema FAET/SENAR Tocantins, Paulo Carneiro, reafirmou a importância de programas que estimulem nos jovens o sentimento de liderança, especialmente com ações voltadas para o fortalecimento do agronegócio: “o CNA Jovem incentiva a produção de novos conceitos para o desenvolvimento de atividades que fortaleçam a agropecuária. E o Tocantins, que tem na agropecuária a sua principal vocação, apoia esta ação da CNA/SENAR e acredita no comprometimento desses jovens selecionados no nosso Estado”, afirmou Carneiro.

Já a superintendente do SENAR Tocantins, Rayley Luzza, destacou que o CNA Jovem busca, exatamente, identificar, apoiar e auxiliar jovens para que se transformem em futuros líderes do setor agropecuário brasileiro. “E nós do Sistema FAET/SENAR Tocantins temos, além de muito orgulho em conduzir estes trabalhos, o compromisso de formar jovens profissionais habilitados para atuarem nas mais diversas cadeias produtivas do setor agropecuário em todo o Brasil”, pontuou Rayley.

Desafios

O engenheiro agrônomo Odacir Bettoni, que ficou em primeiro lugar na seleção, apresentou um plano de ação com o tema “Implementar um programa de qualidade total rural no Estado do Tocantins”. O segundo lugar ficou com a jornalista Luzêni Neres, que apresentou como desafio um “Planejamento e execução de um plano de comunicação especializado para a FAET/SENAR e Sindicatos Rurais do Tocantins”. E em terceiro lugar o engenheiro agrônomo Renato Antônio Borgheti, com o tema “Inclusão da representação jovem na estrutura organizacional dos Sindicatos Rurais”.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDiretoria Regional em Tocantinópolis encerra semestre com destaque nas ações
Próximo artigoPrefeitura de Lagoa da Confusão divulga resultado do concurso público