Presidente da AL , Osires Damaso
Presidente da AL , Osires Damaso
Presidente da AL , Osires Damaso

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (PSC), foi à tribuna na sessão desta terça-feira, 7, para contestar a prisão do ex-prefeito de Divinópolis, João Soares da Mata, popularmente conhecido por João Mineiro, preso na segunda-feira, 6, pelo delegado de Polícia Cassiano Ribeiro Oyama.

Para o parlamentar, o delegado foi imprudente e arrogante ao prender o ex-prefeito que recebia um serviço realizado por máquinas da Prefeitura daquela cidade. “O delegado agiu de maneira arbitrária e fez espetáculo com a intenção de buscar holofotes da mídia como se a condição de ex-prefeito fosse algo ruim, como se o João Mineiro não pudesse receber um benefício da Prefeitura”, ressaltou o presidente da Assembleia.

Damaso afirmou ainda que, depois de seu mandato, João Mineiro deixou a atividade política para cuidar de sua vida particular como produtor rural, pelo que é, segundo o presidente da Assembleia, respeitado e admirado na comunidade. “Um homem íntegro, que não possui em sua vida nenhuma mácula, jamais esteve em uma delegacia, sequer como testemunha, mas foi tratado como um verdadeiro criminoso e sofreu danos irreparáveis a ele e à sua família”, criticou.

De acordo com o deputado, a Secretaria de Segurança Pública não pode compactuar com o que chamou de desmandos do delegado Oyama, a quem acusou de usar de sua função para se promover às custas de manchar a honra das pessoas.

“Sou parceiros dos delegados, defendi novas prerrogativas para a categoria, luto pelos direitos da Polícia Civil, mas são atitudes como a desse cidadão que distanciam a Polícia do povo e criam um sentimento de insegurança”, disse.

Damaso garantiu que vai apresentar ofício ao secretário de Segurança Pública do Estado, César Simoni, para que instaure procedimento para apurar os abusos cometidos pelo delegado na prisão do ex-prefeito. Também os deputados Nilton Franco (PMDB), Amália Santana (PT), Valderez Castelo Branco (PP), Vilmar de Oliveira (SD), Toinho Andrade (PSD) e Zé Roberto (PT) manifestaram apoio a Osires Damaso.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorValderez, Luana e Amália solicitam audiência em regime de urgência para debater violência contra a mulher no Estado
Próximo artigoEm programação da Expoara PM realiza policiamento montado