O deputado federal Lázaro Botelho (PP) se reuniu nesta terça-feira, 31, com o secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal (PPI), Moreira Franco, para discutir a construção da Rodovia Transbananal. Conforme debatido no encontro, o projeto tem como objetivo a construção do trecho rodoviário que ligará o município de Formoso do Araguaia, no Tocantins, ao município de São Felix do Araguaia, no Moto Grosso, atravessando a Ilha do Bananal.

Lázaro, que é Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária,  Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, destacou que esta é uma obra de grande importância para os produtores rurais do Mato Grosso, Pará e do Tocantins. De acordo com ele a construção da Transbananal trará benefícios para todos os Estados das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com a criação de um corredor de exportação que interligaria grandes regiões produtoras, o que facilitaria o acesso as Ferrovias Norte-Sul, Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL) e Ferrovia de Integração do Centro Oeste (FICO).

O deputado informou ainda que através da modalidade de concessão, o projeto será 100% financiado pela iniciativa privada e ainda irá gerar recursos aos Estados e as comunidades indígenas, que receberão um percentual do valor do pedágio. Na ocasião, o Deputado entregou ao Secretário ofício expedido pela “Comissão Pró-Travessia da Ilha do Bananal”, que sugere uma Minuta de Decreto Presidencial que daria a segurança jurídica necessária aos investidores interessados na concessão.

Moreira Franco afirmou que sua função como secretário-executivo do PPI é o de desobstruir todos os empecilhos na regulamentação das parcerias público-privadas e comprometeu-se a discutir, ainda esta semana, com a ANTT sobre o andamento deste importante projeto.

Lázaro e Moreira Franco deverão voltar a se reunir para tratar desse assunto, ainda este mês de junho, quando deverão convidar representantes da Comissão Pro-Travessia da Ilha do Bananal e outras autoridades governamentais.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorRevisão de Plano Diretor tem participação de jovens em Araguaína
Próximo artigoPolícia prende integrantes de quadrilha especializada em furto a clínicas oftalmológicas