fecomercio
fecomercio
fecomercio

A pesquisa que mede a intenção de consumo das famílias palmenses registrou neste mês o seu menor índice deste ano, 83,2 pontos. A queda, se comparada ao mês anterior, é de 2,2 pontos. Além disso, 72% dos entrevistados afirmaram estar comprando menos que no mesmo período do ano passado, 20,6% estão comprando igual a junho de 2015 e apenas, 7,3% estão consumindo mais. Esses dados são levantados mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

A perspectiva de consumo para os próximos meses também não é boa. 52,8% acreditam que o consumo será menor quando comparado ao segundo semestre de 2015.

Para o presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni, o cenário está bastante preocupante. “Este índice já está abaixo de sua zona favorável, que é 100 pontos, há muito tempo. As famílias estão consumindo menos, possivelmente pela situação instável do país, tanto economicamente quanto politicamente. A insegurança faz com que as pessoas comprem somente o necessário e cortem supérfluos. E para completar, os preços de produtos da cesta básica estão subindo cada vez mais. A situação ainda é muito negativa para os empresários e para os consumidores também”, disse.

Outro dado negativo é a maioria (77,7%) afirmar que o acesso ao crédito está mais difícil e que consideram um mau momento para a aquisição de bens duráveis, como carros, eletrodomésticos, casas, etc (59,4%).

Mas em relação ao lado profissional e sua renda, as famílias estão confiantes. 65,8% dos entrevistados, ou seja, a maior parte, sentem-se mais seguros em seus empregos e 49,5% acreditam que a sua renda familiar está melhor do que no ano passado, no mesmo período. Em contrapartida, 45,9% não esperam uma melhora profissional para os próximos seis meses.

O dados foram colhidos nos últimos dez dias do mês de maio, com uma amostra de 500 famílias do município de Palmas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputados são convocados para eleição da Mesa Diretora
Próximo artigo15 kg de maconha que abasteceria Miranorte, Miracema e Pedro Afonso é apreendida