A Justiça Eleitoral tocantinense iniciou o processo de verificação dos locais de votação no Estado certificando se estão aptos para receberem os eleitores. O procedimento é feito nos anos de realização das eleições. Ao todo serão vistoriados no Tocantins 915 Colégios Eleitorais.

As vistorias em Palmas vêm sendo feitas desde o início do mês. Na tarde desta terça-feira, 14, os servidores do 29ª Zona Eleitoral de Palmas, Michel Araújo Leão Moraes e José Querido dos Santos verificaram as dependências da Escola Estadual Madre Belém, na quadra 604 Sul. A capital conta com 90 locais de votação.

De acordo com o chefe de cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, Adielson Gonçalves, a vistoria no local de votação serve para verificar se ele tem condições para funcionar no dia das eleições. “Verifica-se as instalações elétricas e hidráulicas, se os banheiros estão funcionando, se o local é acessível, se a escola tem segurança, entre outros”, destacou.

Gonçalves explicou ainda que caso a averiguação mostre que o local não esteja de acordo com o necessário para a realização das eleições, o procedimento adotado é comunicar ao diretor da escola e saber se as falhas podem ser solucionadas até Pleito. “Se o problema comprometer a realização da votação o local é substituído”, acrescentou.

Nesta terça-feira a chefe de cartório de Ponte Alta do Tocantins, Helaine Christina, vistoriou o local de votação na Colonização Panambi, município de Mateiros, localizado na divisa do Tocantins com a Bahia.

Procedimento das vistorias

Durante a verificação dos locais de votação é preenchido um formulário contendo dados do local, o responsável e os telefones de contato, quantidade de salas existente, se os banheiros e instalações estão adequados.

No formulário também é possível colocar fotos do local dentro do sistema para que a qualquer momento se possa acessar, ter contato com o local e verificar se o mesmo tem a quantidade de sala necessária para montar as sessões. Além disso, outra vantagem do formulário é manter a base de dados histórica para as próximas eleições.

 

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.