Com a aproximação da temporada de praias no Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), esclarece que exames realizados na matéria orgânica e nos fragmentos ósseos encontrados no interior do jacaré-açu, suspeito de atacar e matar um banhista na região urbana de Araguacema, não procede. O descarte da suspeita ocorreu após o Instituto de Medicina Legal do Tocantins (IML) ter divulgado a realização de exames anatomopatológico e antropológico definitivos.

Segundo o perito médico legista, Jorge Pereira Guardiola, diretor do IML, após a realização dos dois exames não há necessidade do exame de DNA por não se tratar de material humano.  “No exame microscópico, inclusive a medula óssea foi examinada. Para chegar ao resultado final, o material ósseo foi submetido à descalcificação em meio ácido e laminados, corados com Hematoxilina (HE)/Eosina e analisados sobre microscopia óptica”, explicou o perito, ressaltando que, mesmo durante o exame macroscópico, feito no mês de abril pelo Instituto, a coloração e a textura da pele, comparada com material humano, já indicava a desnecessidade do exame de DNA.

Diante do laudo do IML, o Naturatins tranquiliza os turistas que irão frequentar as praias do Rio Araguaia que se formam no município de Araguacema e reforça a atenção e cuidados que os visitantes devem ter por ocasião da temporada de férias, quando o local é bem frequentado. De acordo com a médica veterinária e supervisora de fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, em caso de suspeitas de ataques por animais silvestres, à comunidade deve solicitar o auxílio do Instituto e aguardar resultados da averiguação técnica, informou.

A supervisora alerta que reincidência de casos de mortes por retaliação está sendo observada e registrada. “A fauna silvestre mantém um papel importante no equilíbrio da cadeia alimentar e promove o controle populacional entre as espécies, evitando que a superpopulação de um único tipo se torne praga e promova um descontrole no ecossistema, como os casos de piranha”, disse a supervisora.

Já o engenheiro ambiental e diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto, Maurício Araújo, destacou que matar animais silvestres é crime. E ressaltou que apesar do animal geralmente se afastar com a movimentação em águas rasas, as pessoas não deve se descuidar. “A maioria das pessoas já sabem, que é importante não incentivar a aproximação do animal, evitando jogar restos de comida nas proximidades de locais de banhos. Também é importante evitar mergulhos em águas profundas e especialmente em locais com pouca movimentação, em períodos próximos ao anoitecer”, orientou o diretor.

Jacaré-açu

A suspeita de ataque a Rogério Marques de Oliveira, de 41 anos, aconteceu no último mês de abril. O material examinado pelo IML foi encontrado na barriga de um jacaré-açu, por parentes do homem desaparecido dias antes, na região de Araguacema. Até então, os familiares acreditavam que os restos fossem parte do corpo do familiar.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorProposta pretende adequar ensino médio em escola do distrito de Filadélfia
Próximo artigoPolícia recupera veículo e grande quantidade de objetos roubados