O Rio Tocantins, uma das maiores belezas do estado, e que deu nome ao Estado mais novo do país está secando em diversos pontos. No trecho que passa por Miracema do Tocantins, onde antes o rio era abundante, agora restam grandes bancos de areia. A seca prejudica, principalmente, ribeirinhos que dependem da pesca para a geração de renda.

Nas cidades de Tocantínia e Miracema do Tocantins, a vazão do rio diminuiu pela metade. Onde a água corria, agora é possível andar a pé, em terra firme até o meio do rio. O geógrafo Berg Santiago explica que três fatores contribuem para o cenário.

“O primeiro fator são as crescentes degradações que vem acontecendo ao longo do rio, na mata ciliar. O outro seria os barramentos que são feitos ao longo deste rio e também dos seus afluentes. Além disso, no ano passado teve o período forte do El Niño, foi um dos mais críticos que tivemos. Ele segurou as chuvas que vieram bem mais reduzidas. Com menos chuva, diminui o nível da água”, explicou.

Pescador há 50 anos, João Batista só consegue pegar agora as carcaças dos peixes espalhadas pelo chão. (G1)

Rio Tocantins está secando em vários pontos, no município de Miracema e Tocantínia (Foto: TV Anhanguera)
Rio Tocantins está secando em vários pontos, no município de Miracema e Tocantínia
(Foto: TV Anhanguera)
Pescador mostra carcaça de peixe (Foto: TV Anhanguera)
Pescador mostra carcaça de peixe (Foto: TV Anhanguera)
Rio Tocantins em Miracem, 2012, antes da seca. Foto: Elpídio Justino
Rio Tocantins em Miracem, 2012, antes da seca. Foto: Elpídio Justino
Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.