Os municípios terão o prazo de 180 dias para implantação de seu próprio Portal de Transparência
Os municípios terão o prazo de 180 dias para implantação de seu próprio Portal de Transparência
Os municípios terão o prazo de 180 dias para implantação de seu próprio Portal de Transparência

Durante o Encontro Municipalista sobre o acesso à informação e transparência, realizado na tarde de terça-feira, 9, em Palmas, 46 municípios fizeram adesão imediata ao projeto, e outra grande parte dos representantes levou o documento para assinatura do gestor.

Essas adesões são resultados do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Estado do Tocantins, por intermédio da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação com a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), que sediou o encontro em seu auditório.

Durante o evento, os gestores e representantes tiveram a oportunidade de receber informações sobre o funcionamento do Sistema de Ouvidoria (SGO), do Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal da Transparência e ainda conhecer os sistemas Urbem (Gestão Municipal) e Urbem Transparência (Portal de Transparência), criado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Estes sistemas são softwares livres que poderão ser utilizados gratuitamente pelos municípios, ou seja, sem gerar custos e ainda atender o que pede a Lei.

Com o fim do prazo dado aos municípios para que cumprissem a Lei de Responsabilidade Fiscal/Lei da Transparência nº 131/2009 e a Lei 12.527/2011 que dispõe sobre a Lei de Acesso à Informação, representantes da Controladoria Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do Ministério Público do Estado (MPE), da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) uniram esforços para que todos os municípios se adequem à legislação, e tenham sua gestão mais clara e transparente para a sociedade.

Prazos

De acordo com o Ministério Público Estadual, os municípios terão o prazo de 180 dias para implantação de seu próprio Portal de Transparência e também para o desenvolvimento de ações que atendam a Lei de Acesso à Informação. Para isso, cada um deles terá o apoio necessário na implantação dessas ferramentas.

“O Governo do Estado saiu à frente ao buscar essa parceria para que os municípios implantem seu próprio Portal da Transparência e atendam a Lei de Acesso à Informação (LAI). O Estado vai entrar como um órgão consultor e técnico para dar suporte aos municípios nessas ferramentas”, explicou o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Luiz Antonio da Rocha.

Além dos gestores, participaram do encontro, o anfitrião e presidente da ATM, João Emídio de Miranda; o chefe da Controladoria Regional da União no Estado do Tocantins, Leonel Alves de Melo; o chefe da Controladoria do Estado, Luiz Antonio da Rocha; o secretário do Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação, Aleandro Lacerda; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Sebastião Célio Costa Castro; e os representantes do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro substituto Moisés Vieira Labre, e do Ministério Público Estadual, o procurador-geral de Justiça Marcelo Ulisses.

Para quem não participou ou para os que levaram o termo para assinatura, o prazo de adesão é até a próxima terça-feira, 16 de junho. Os interessados devem procurar a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) para firmar o acordo.


Municípios que aderiram

1. Aguiarnópolis

2. Aliança do Tocantins

3. Aparecida Rio Negro

4. Araguanã

5. Babaçulândia

6. Barra do Ouro

7. Barrolândia

8. Bom Jesus do Tocantins

9. Brasilândia

10. Brejinho de Nazaré

11. Cachoeirinha

12. Centenário

13. Conceição do Tocantins

14. Crixás do Tocantins

15. Dois Irmãos do Tocantins

16. Fátima

17. Filadélfia

18. Goianorte

19. Itaguatins

20. Lajeado

21. Lagoa do Tocantins

22. Lavandeira

23. Lizarda

24. Mateiros

25. Monte do Carmo

26. Monte Santo

27. Nazaré

28. Nova Rosalândia

29. Palmeiras do Tocantins

30. Pau D’Arco

31. Pedro Afonso

32. Peixe

33. Pium

34. Ponte Alta do Bom Jesus

35. Porto Alegre do Tocantins

36. Pugmil

37. Recursolândia

38. Rio da Conceição

39. Rio Sono

40. Santa Fé do Araguaia

41. Santa Maria do Tocantins

42. São Salvador do Tocantins

43. Sucupira

44. Taipas do Tocantins

45. Tocantínia

46. Tupiratins

 

 

 

 

 

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEm Miranorte presidente do TJ reforça a importância do Judiciário para a sociedade
Próximo artigoAcusado de matar professora é transferido do MT para Xambioá; julgamento acontece nesta quinta,11