O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Paulo Carneiro, assinou nesta terça-feira, 23, um Acordo de Cooperação entre a Instituição e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), que vai permitir que o produtor rural tocantinense possa solicitar e emitir documentos que vão facilitar a gestão de seu trabalho, a exemplo da Guia de Trânsito Animal (GTA); a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV); o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e a Nota Fiscal, bem como a facilitação do pagamento de tarifas e impostos. A assinatura do acordo aconteceu na sede do Sistema FAET/SENAR, com a presença do presidente da Adapec, Humberto Camelo e equipe técnica; do superintendente da FAET, Frederico Sodré e do diretor Tesoureiro da FAET, Carlos Ribeiro, que é presidente do Sindicato Rural de Araguaçu.

Para terem acessos a esses serviços, os produtores rurais precisam possui o Cartão do Produtor – CNA Card, concedido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), podendo realizar a inserção de créditos para a emissão de documentos via on line através do sitewww.cnacard.com.br.

Para Paulo Carneiro, este convênio vai facilitar o trabalho de muitos produtores rurais do Tocantins. “O CNA Card é uma ferramenta de fortalecimento dos negócios em benefício do produtor rural e do sistema sindical rural brasileiro. Queremos ampliar este acordo com mais Instituições e empresas, pois sabemos da dificuldade que muitos produtores encontram no momento da emissão de documentos e pagamentos”, destacou Paulo Carneiro, ao comentar que esta é mais uma parceria bem sucedida entre o Sistema FAET/SENAR e o Governo do Estado.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, adiantou que esse acordo vai promover a melhoria dos processos e sistemas de solicitação de documentos e prestação de serviços ligados ao agronegócio, por meio do acesso às ferramentas tecnológicas disponíveis. “Pretendemos otimizar o controle de processos do setor agropecuário, e para isso, é imprescindível o trabalho e o apoio da FAET e dos Sindicatos Rurais de todos o Tocantins”, assegurou Camelo.

O Cartão

O CNA Card facilita a vida do produtor rural, permitindo solicitar e imprimir Guias de Trânsito Animal (GTA), bem como pagar as respectivas taxas, com maior conforto e agilidade, além de gerar benefícios e agregar novas tecnologias ao dia a dia do produtor.

Com o cartão, o produtor pode economizar tempo e dinheiro; ganhar descontos através do Clube de Benefícios; solicitar impressão da GTA aos órgãos executores de Sanidade Agropecuária; pagar tarifas de forma facilitada; melhorar a gestão da propriedade e integrar novas tecnologias, além de permitir que o produtor rural possa emitir a Nota Fiscal do Produtor (NFP) sem precisar se deslocar aos órgãos públicos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE investiga condições de funcionamento de delegacias na região norte do Estado
Próximo artigoJuiz implanta projeto para melhorar a execução penal de reeducandos na Barra da Grota