A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET),  através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), em parceria com o SEBRAE Tocantins, participou do VIII Dia do Leite, que faz parte da programação da Exposição Agropecuária de Araguaína. O evento está sendo organizado pelo Sindicato Rural de Araguaína, Cooperativa dos Produtores do Vale do Araguaia e diversos parceiros que trabalham no setor produtivo do agronegócio.

Cerca de 600 produtores rurais, a maioria que trabalha com agricultura familiar, estão reunidos durante toda esta sexta-feira, 12, no Tatersal do Parque de Exposições Agropecuárias de Araguaína, para debaterem sobre a cadeia produtiva de leite e assistirem palestras sobre a importância da qualificação profissional do produtor rural para impulsionar a produção do leite e transformar as pequenas propriedades em verdadeiras empresas rurais.

Palestras como o “Cooperativismo para sua vida e seu negócio” e “Melhoramento genético na atividade leiteira” faz parte da programação.  O julgamento de raças leiteiras e caracterização das raças também acontecem hoje, na pista de marcha, do Parque de Exposições, das 14h às 18 horas, com a premiação do torneio leiteiro.

A superintendente do SENAR Tocantins, Rayley Campos Luzza, destaca que o SENAR e o SEBRAE possuem experiência com programas de assistência técnica destinados exclusivamente a produtores de leite no Estado. “Programas como o Travessia Leite e Balde Cheio, por exemplo, tem proporcionado excelentes avanços na produção de leite e de seus derivados no Tocantins, os índices de crescimento da produção e da melhoria na qualidade do produto são bastante satisfatórios”, assegura a superintendente.

Travessia Leite

Programa criado para impulsionar a produção de leite e transformar as pequenas propriedades em verdadeiras empresas do campo. Atualmente possui 52 técnicos e atende 1.834 propriedade rurais produtoras de leite em diversos municípios do Tocantins.

Curso de Produção e Derivados do Leite

A exemplo de Araguaína, o SENAR Tocantins e o SEBRAE estão realizando uma série de cursos, oficinas e palestras nas Exposições Agropecuárias de todo o Estado do Tocantins, dentre eles o Curso de “Produção e Derivados do Leite”. Em Araguaína o curso aconteceu na Chácara Maracangalha, durante o período de 8 a 12 de junho. O treinamento foi conduzido pela instrutora do SENAR, Patrícia de Oliveira Ribeiro, e contou com a participação de 11 alunos. Os produtos fabricados pelos alunos durante o curso estão sendo expostos para degustação nesta sexta-feira, 12, na Expoara.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAtaídes anuncia que PSDB terá candidatos em todo o Tocantins nas eleições de 2016
Próximo artigoNova lei traz garantias para comprador de veículos novos e usado