Os interessados em participar da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até as 23h59 desta sexta-feira, 18, para se inscrever. Na segunda-feira, 14, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já havia registrado mais de 4 milhões de inscritos. O prazo para pagar a taxa de inscrição, de R$ 82, termina no dia 23 de maio. Já a aplicação das provas acontece nos dias 4 e 11 de novembro.

No Tocantins, por meio do projeto #ToNoEnem, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes está mobilizando os estudantes para se inscreverem. A iniciativa contempla diversas ações como a realização de três simulados nos moldes do Enem e uma série de aulões com os conteúdos do exame. Os cerca de 20 mil concluintes do ensino médio das escolas estaduais receberão material de apoio específico do Enem. Eles também terão acesso a um aplicativo para celular e tablet, onde poderão baixar livros, receber dicas de estudos, assistir à vídeoaulas, responder a exercícios e participar de simulados.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, alerta os estudantes a não deixarem para se inscrever no último dia. “A nossa recomendação é que os candidatos se antecipem para evitar qualquer tipo de imprevisto que os impeça de realizar a inscrição. Na rede estadual estamos intensificando a mobilização entre os concluintes da rede para que eles possam garantir a participação no Enem 2018. É importante lembrar que quem perder o prazo terá que esperar até o próximo ano para participar”, frisou.

Isenção da taxa

Os concluintes da rede pública estão dispensados de pagar a taxa de inscrição do exame. Segundo o Inep, mais de três milhões de pessoas já foram beneficiadas com a gratuidade do Enem por se enquadrarem em um dos quatro perfis que davam direito à isenção da taxa de inscrição. Excepcionalmente este ano, em função da mudança no formato que separou a isenção da inscrição, todos os concluintes do ensino médio em 2018 e que estudam em escola da rede pública estão isentos. A gratuidade está garantida mesmo para aqueles que eram treineiros em 2017 e faltaram às provas, e para aqueles que, por algum motivo, não solicitaram a isenção em abril.

Para os demais candidatos do Enem 2018, a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 82, poderá ser paga até dia 23 de maio. As inscrições do Enem e a emissão da guia são feitas exclusivamente pela internet, AQUI. O Inep recomenda que todos os pagantes retornem à Página do Participante para conferir a situação de sua inscrição. A confirmação do pagamento do boleto pela instituição bancária leva de três a cinco dias úteis.

Aulões do Enem

A preparação complementar por meio dos Aulões do Enem já começou. A primeira edição aconteceu no último sábado, em Palmas, com a presença de cerca de 600 estudantes. Até novembro, serão realizadas em média, 15 aulas, sempre aos sábados. No interior, os aulões estão previstos para começar em 19 de maio, gradativamente. Para participar, os alunos precisam realizar as inscrições, semanalmente, no site da Seduc.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorA empresários de Araguaína, Mário Lúcio defende revisão profunda do sistema tributário
Próximo artigoMário Lúcio se reúne com camponeses em Araguaína para discutir regularização fundiária