O candidato do Psol ao Governo do Tocantins, Mário Lúcio, teve vários compromissos de agenda nesta quarta-feira, 30, em Palmas. Durante o dia, ele e sua equipe visitaram a sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), o Ministério Público Estadual (MPE), onde Mário Lúcio atuou como promotor nos anos 90, e também a sede da superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Tocantins.

“Conversamos com os servidores públicos e com os cidadãos que se encontravam nesses órgãos, falamos das nossas propostas para governar o Tocantins e saímos muito satisfeitos com o apoio e a receptividade com que nos receberam. Em todos os lugares que fomos, sentimos um grande desejo da população por mudança, para tirar do poder essas pessoas que tem a política como profissão há anos”, disse Mário Lúcio.

No período da noite desta quarta-feira, Mário Lúcio se reuniu com mulheres na Casa da Mulher 8 de Março, que fica na quadra 305 norte, em Palmas. A pauta da reunião foi a discussão de propostas voltadas para valorização da mulher na sociedade e no mercado de trabalho, além de medidas para conter o aumento de crime de feminicídio.

Plano de Governo contempla políticas públicas para as mulheres

Em seu Plano de Governo, Mário Lúcio contempla políticas públicas voltadas para a preservação e ampliação dos direitos das mulheres e também contra a violência doméstica. “No meu plano de governo, vamos criar a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, responsável pelo desenvolvimento da gestão e articulação de políticas públicas, com dotação orçamentária adequada, que garanta que as mulheres e meninas tenham acesso à saúde, educação de qualidade, profissionalização e emprego decente em igualdade de condições”, pontuou.

O candidato disse que as medidas propostas em seu plano objetivam a emancipação das mulheres tocantinenses. “Vamos implantar serviços especializados e integrados de prevenção e combate à violência contra mulher e amparo multidisciplinar para as suas vítimas, em especial as mulheres e meninas. Além disso, vamos ampliar as delegacias especializadas no atendimento da mulher atendendo as demandas existentes nas cidades do Estado”, garantiu.

O Plano de Governo de Mário Lúcio também contempla iniciativas voltadas para a saúde das mulheres. “Nossa proposta é para uma prestação dos serviços básicos de saúde 24 horas e aos finais de semana, com qualidade, equipados com profissionais capacitados, quais sejam: centros de referências, casa de passagem, casa abrigo, conselhos tutelares, delegacias especializadas de atendimento às mulheres e Instituto Médico Legal. Além disso, vamos desenvolver o programa Saúde da Mulher com prestação de serviços básicos com eficiência, humanizados e com linguagem acessível às mulheres camponesas (acampadas, assentadas e reassentadas) e indígenas”, disse.

Nas políticas públicas voltadas para as mulheres, Mário Lúcio planeja ainda fazer melhoria das condições do presídio feminino e centros de atendimento socioeducativo, nos quais sejam eliminadas todas as formas de revista íntima constrangedora aos familiares das encarceradas e a promoção de uma educação não sexista, não machista, não homofóbica e laica, que promova a igualdade entre mulheres e homens, com inclusão deste aspecto no Plano Estadual de Educação e ampla divulgação da Lei Maria da Penha em linguagem popular.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPolícia Civil recupera no Pará caminhão furtado em Nova Olinda
Próximo artigoManifestações dos caminhoneiros no Tocantins está em processo de finalização, informa PM