A equipe da Gerência de projetos do Banco Mundial (Bird) está no Tocantins e se reuniu na manhã desta terça-feira, 15, com gestores da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e equipes técnicas dos órgãos públicos estaduais coexecutores do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS). O encontro ocorreu na Seplan e tem o objetivo de acompanhar o andamento das obras de cerca de 200 projetos executados no Estado com recursos financiados pelo Bird. A missão ficará no Tocantins até a próxima semana.

Os projetos do PDRIS estão em fase final de execução e devem ser concluídos em março de 2019. O gerente de projetos do Banco Mundial (Bird), Satoshi Ogita, que lidera a Missão, destacou que as reuniões têm a finalidade de supervisionar e avaliar a aplicação dos recursos. “É um momento muito importante e precisamos continuar. Queremos ver o progresso e o avanço nas etapas de realização do projeto”, ressaltou Satoshi Ogita.

Entre os setores que receberam investimentos estão: educação, transporte, modernização da administração pública, gestão para resultados, projetos de agronegócios e gestão de informática, entre outros setores. O diretor da Unidade de Gerenciamento do PDRIS na Seplan, Maurício Fregonesi, lembrou que o projeto começou a ser articulado no Tocantins há pelo menos oito anos e, neste período, diversas áreas receberam recursos. “O PDRIS é muito importante por sua pluralidade, são cerca de 200 projetos com mais de 400 ações diretas em todo o Tocantins. Vários setores foram beneficiados, o que afeta diretamente na oferta de emprego e renda da população, além de melhoria e desenvolvimento na gestão”, observou.

PDRIS

O PDRIS é um projeto de infraestrutura e modernização da gestão pública e busca promover a melhor eficácia dos transportes rodoviários e maior eficiência dos serviços públicos no Tocantins. O projeto beneficia 72 municípios tocantinenses.

Coexecutores do PDRIS

São coexecutores do PDRIS: Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan); Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc); Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEstado do Tocantins desperta interesse de empresários chineses
Próximo artigoMPE adere a campanha de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes