O secretário da Fazenda, Planejamento e Orçamento do Tocantins, Sandro Henrique Armando, afirmou que o governo precisa fazer uma redução mensal de R$ 36 milhões para ajustar a folha de pagamento. Segundo ele, a saúde financeira do Estado é bastante delicada, já que o governo gasta mais do que arrecada. 

Nos últimos dias, o governador interino Mauro Carlesse (PHS) exonerou cerca de três mil servidores. “Essa redução que fizemos na folha conseguimos dimunuir no custo bruto aproximadamente R$ 5 milhões. Mas temos que continuar reduzindo porque senão não teremos capacidade de investimento no Estado”, afirmou o secretário.

Em entrevista, ele também falou sobre a redução na jornada de trabalho dos servidores públicos. A partir desta quarta-feira,2, a carga horária passa de oito para seis horas diárias.

“Objetivo nosso é fazer economia. Esse decreto faz parte de um programa que a gente vem implementando no estado que foi feito no dia 20 de abril. Dentre as reduções, está essa redução de custo pessoal e de custeio. Essa redução para seis horas é realmente para diminuir custo com energia, com papel, com todos os materiais necessários. O objetivo é reduzir 20% do que se gastava em meses anteriores” informou.

Ele destaca que há algumas exceções. O decreto não se aplica a serviços que exijam plantão permanente, como hospitais e policiamento e nem a escolas ou a órgãos que façam atendimento ao público.

Os servidores vão trabalhar das 8h às 14h. Armando explica que a escolha do horário foi estratégica. “Esse período que a gente escolheu é um período que em tese se gasta menos ar-condicionado, iluminação, do que o período da tarde. Em outras épocas foi feito na parte da tarde, nós optamos por fazer na parte da manhã”. (G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPRTB reúne lideranças estaduais e apresenta o Projeto Tocantins Livre
Próximo artigoV JONT e 1º Simpósio de Radiologia da FACIT-TO começam no próximo dia 7