Com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar para participar das festividades culturais da 45º edição do Festejo da Abolição da Comunidade Quilombola, a Escola Estadual de Muricilândia, jurisdicionada à Diretoria Regional de Educação de Araguaína, promoveu uma roda de conversas sobre Educação e Cultura Quilombola entre os jovens membros do Coletivo de Jovens Quilombolas e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Quilombolas (Neaq) e os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da unidade estudantil.

A ação dessa terça-feira, 9, também foi realizada com a finalidade de incentivar a participação dos estudantes no seminário acadêmico Comunidade Quilombola, a ser realizado no município, nos dias 10 e 12 de maio, que faz parte da programação do Festejo, que conta, ainda, com uma encenação teatral de alusão à abolição da escravatura.

O evento na escola foi organizado pela professora das disciplinas de inglês, português e redação, Kamila Ferreira. Na roda de conversa, a professora destacou o contexto histórico do Festejo da Abolição. “É preciso ampliar os conhecimentos dos nossos alunos acerca da cultura local. Na roda de conversa foi possível compreender o contexto histórico e sua relevância para nossa comunidade”, destacou.

Já a quilombola e acadêmica Amária de Sousa, licencianda em História e presidente do Centro Acadêmico de História Zumbi dos Palmares, discutiu sobre a importância da participação escolar no evento cultural e a construção e intercâmbio de saberes. A acadêmica e quilombola Mayra Borges propôs debate aos estudantes sobre a valorização da identidade negra e quilombola.

Para a professora e pesquisadora Katiane Santos a roda de conversas é bastante relevante, já que no município de Muricilândia há comunidade quilombola urbana e entre os servidores e alunos há também membros do grupo étnico. “A atividade proporciona à comunidade escolar um conhecimento do território de seu entorno e a sua apropriação. A prática pedagógica também gera emancipação cultural para os estudantes”, relatou a professora.

Programação do Festejo da Abolição

10 de maio – Seminário na Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus Cimba (Araguaína)

11 a 12 de maio – Seminário Comunidade Quilombola (Muricilândia)

13 de maio – 4 horas da manhã, alvorada e 16 horas Teatro de encenação da abolição da escravatura seguido do cortejo pela cidade, de anunciação da libertação.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorConvocação de aprovados no concurso da Polícia Civil deve acontecer nesta sexta-feira
Próximo artigoAmastha se compromete criar estrutura de governo no Bico, ‘gestão estará presente e mais próxima’