Governo destaca ações para garantir abastecimento no Estado
Governo destaca ações para garantir abastecimento no Estado

Governo do Estado reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira, 29, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia, para falar sobre as ações desenvolvidas pela gestão para amenizar os efeitos da greve dos caminhoneiros no Tocantins. De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, o Gabinete de Gerenciamento de Crises, instalado na última semana, atuou de forma sistemática no sentido de garantir o funcionamento dos órgãos públicos e os serviços básicos à população tocantinense. Durante a coletiva, o Governo garantiu que o abastecimento de combustíveis em todo o Estado começou a ser retomado e a expectativa é de que seja normalizado em um curto espaço de tempo.

Para garantir o transporte de produtos de primeira necessidade, foi estabelecida uma Central de Escoltas, que conta com a participação das forças de segurança, a exemplo das polícias Militar, Civil e Federal, bem como o Exército. Essas escoltas são realizadas mediante solicitação dos gestores municipais e não têm caráter de enfrentamento com o movimento dos caminhoneiros. “Atuamos de forma harmônica com os caminhoneiros e até o momento não registramos nenhum incidente”, assegurou Rolf Vidal, lembrando que, desde o início do movimento, nenhuma ação do Governo foi comprometida em virtude do desabastecimento de combustíveis.

O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Jaizon Veras, explicou que a determinação do Governo é trabalhar para não deixar que ocorra um desabastecimento que venha a gerar insatisfação popular.  Para isso, é realizada a identificação das cargas prioritárias, como o gás de cozinha, que são escoltados pelas equipes de segurança, lideradas pela PM, para garantir o abastecimento de hospitais, escolas, sistema prisional e para toda a sociedade. “Nós pedimos a compreensão da sociedade, porque esse abastecimento está sendo retomado”.

Além disso, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro, adiantou que a orientação é que o abastecimento de combustíveis seja realizado apenas no tanque dos veículos. “Chamamos a atenção da população para que não seja realizado o abastecimento em recipientes plásticos, na intenção de evitar confrontos nas filas. O abastecimento terá que ser feito diretamente no tanque dos veículos”, explicou, lembrando que o abastecimento diário em Palmas é de 300 mil litros, mas nesta terça-feira, estão sendo destinados 690 mil litros para a Capital.  “Não há necessidade de pânico, de correria, porque o processo de abastecimento será normalizado nos próximos dias”, alertou.

Outra ação importante do Governo foi no sentido de evitar os abusos de preços ao consumidor. Nesse sentido, a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor do Tocantins (Procon/TO) atua de forma permanente e intensificada para coibir os abusos e a qualidade dos produtos.

Ações

Com o início do movimento paredista dos caminhoneiros, no dia 21 de maio, o Estado reuniu o primeiro escalão do Governo, as forças de segurança e os poderes para discutir as medidas necessárias para minimizar os efeitos da greve.

Já na quinta-feira, 24, foi anunciada uma consulta aos órgãos de fiscalização e controle sobre a possibilidade da desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel e a gasolina no Tocantins, em caráter paliativo e temporário. Na sexta-feira, 26, o Governo do Estado anunciou a garantia de autonomia de combustíveis para viaturas, segurança pública, ambulâncias e outros serviços essenciais.

Participaram do evento o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal; da Fazenda, Sandro Henrique; da Segurança Pública, Deusiano Amorim; da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis; da Comunicação Social, Inácia Bento; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJustiça determina prazo de 24hs para estado regularizar fornecimento de combustíveis em Palmas
Próximo artigoCom uma mala cheia de drogas traficante é preso no Sul do Estado