Teve início nesta quarta-feira, 30, a coleta de dados do Censo Escolar 2018. Esta primeira etapa busca informações sobre a Matrícula Inicial da Educação Básica. Todas as escolas brasileiras devem responder ao Censo, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os gestores das unidades de ensino têm até 31 de julho para preencher os dados no sistema Educacenso. Devem ser informados dados de escolas, turmas, alunos e profissionais.

A novidade desta edição é o aplicativo Censo Localiza, que permitirá, aos usuários, registrar a localização geográfica das escolas. O aplicativo poderá ser baixado na Google Play Store, para celulares Android, e na App Store, para Iphones.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica no país. Com base nas informações declaradas, são calculados e definidos os subsídios para o repasse de recursos do governo federal às escolas. O recenseamento também é fundamental para orientar as políticas públicas de educação no Brasil.

Capacitação

No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) é responsável por coordenar o processo do Censo Escolar. Para otimizar o cadastro em todo o Estado, a pasta promoveu um capacitação nos dias 22 e 23 de maio para os técnicos censitários das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).

 Segundo o coordenador do Censo Escolar da Seduc, Osvaldo Dantas, o objetivo é treinar os servidores que serão multiplicadores nos municípios jurisdicionados às DREs. “Repassamos todas as orientações do Inep, apresentamos as inovações do Educacenso e esclarecemos dúvidas. Agora, eles estão repassando o treinamento para os responsáveis pelo preenchimento do censo, tanto da rede estadual como na municipal ou mesmo das escolas particulares que manifestarem interesse”, ressaltou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCom apoio de Paulo Sidney, Vicentinho surpreende com multidão em comício em Araguaína
Próximo artigoAo lado de uma multidão, Carlesse encerra campanha em Gurupi confiante na vitória