última registro da passagem do Cometa em 1986 – Foto: reprodução

Uma chuva de meteoros poderá ser vista da Terra na madrugada deste domingo, 6. Ela é provocada pela poeira deixada na atmosfera pelo cometa Halley em sua última aparição, em 1986.

O cometa passa próximo ao planeta a cada 76 anos, e deixa um rastro de detritos que pode ser visto duas vezes ao ano, em maio e outubro. Ao atingir a atmosfera, esses detritos queimam e causam a chuva de meteoros.

O fenômeno, também conhecido como chuva de estrelas cadentes, poderá ser visto no céu até o dia 26 deste mês. Mas o auge acontecerá na madrugada deste domingo, entre 2h e 5h do horário de Brasília.

Para observar, basta olhar para o céu no sentido onde nasce o Sol. Em um lugar sem interferência de luzes de cidades, a visão é ainda mais clara.

Os estados situados na região central e norte do país terão as melhores visões. A próxima aparição do cometa Halley na Terra será em 2061. (G1)

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.