Fecomercio araguaina
Fecomercio araguaina

Cerca de 90 representantes de Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Sesc, Senac e assessores jurídicos dos estados que compõem a Amazônia Legal e estados convidados já estão no Tocantins para a 25ª edição do Fórum da Amazônia Legal. A abertura oficial ocorre nesta quinta-feira, dia 4, às 9h, no auditório do Senac, em Palmas.

Composto por representantes do Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins, o Fórum é um evento de caráter permanente, realizado semestralmente com a intenção de fomentar a economia e o comércio nos estados que compõem a Amazônia Legal.

“Nossa maior motivação é a união dos estados. Todos enfrentamos dificuldades e temos histórias de superação para contar. Então, acreditamos que é possível aprendermos uns com os outros e este é o objetivo central do Fórum”, explicou o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

Em abril, a Fecomércio Mato Grosso sediou um encontro preparatório para as atividades do Fórum. “A reunião foi muito proveitosa, pois ali pudemos apresentar questões que afetam diretamente a economia dos Estados da Amazônia Legal, como a falta de logística adequada, por exemplo. Isso prejudica tanto o escoamento da nossa produção quanto também a compra de produtos”, informou o presidente da federação mato-grossense, Hermes Martins da Cunha.

Cunha também destaca a união como fonte de motivação para o evento. “Existe uma grande expectativa para mais essa edição do Fórum. Unindo forças, teremos capacidade de articular politicamente propostas que venham fortalecer o desenvolvimento do comércio nessas regiões, que tem um grande potencial ainda a ser explorado”, afirmou.

Fórum no Tocantins

Esta é a terceira vez que o Tocantins recebe o Fórum da Amazônia Legal. A primeira edição aconteceu em 2005 e a segunda em 2009. O último encontro entre os presidentes e superintendentes de Federações, representantes de Sesc, Senac e assessores jurídicos foi realizado em outubro, no estado do Acre.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMinistério Público Estadual abre vagas para estagiários
Próximo artigoNa Agrishow, produtores buscam orientações sobre disponibilidade e produtividade das terras do Tocantins