A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde – Núcleo de Educação em Urgências do Serviço Móvel de Urgência (SAMU/192), realizará o Projeto SAMU nas Escolas. A solenidade de lançamento acontecerá nesta quarta-feira, 18, a partir das 8 horas, no auditório da Prefeitura. Um dos objetivos é contribuir para a diminuição do índice de trotes na unidade.

Participam do evento diretoras e coordenadoras da Rede Municipal de Ensino, que terão palestras sobre como funciona o atendimento do SAMU. Após o treinamento, os docentes irão repassar para os alunos. Um dos objetivos do projeto é sensibilizar a comunidade estudantil sobre a importância do serviço, encorajando os estudantes a multiplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, para a família e comunidade.

Trotes

Em 2015, o SAMU de Araguaína realizou 9.955 atendimentos, desses 2.484 foram trotes. Este ano, somente nos meses de janeiro, fevereiro e março, foram realizados 1.552 atendimentos, com 648 trotes, o que corresponde a mais de 58%. Com a ajuda da comunidade escolar, o SAMU visa reduzir esses números.

“Se uma viatura vai atender um trote em um setor distante e acontece um acidente no Centro, por exemplo, o socorro pode demorar a chegar e a pessoa que realmente precisa fica desassistida”, ressaltou a coordenadora administrativa do SAMU, Caroline Borges.

A coordenadora acrescentou que a maioria dos trotes são realizados por crianças. “Por isso o apoio da escola e família é importante. Ligar no 192, pode ser uma brincadeira para eles, mas uma vida pode ser ceifada por causa disso e o objetivo do SAMU é salvar vidas”, disse.

Estudantes

Os coordenadores e diretores após o treinamento irão levar as orientações aos estudantes que aprenderão a usar corretamente cada um dos serviços emergenciais, como os Corpo de Bombeiros (193), a Polícia Militar (190) e o SAMU (192).

Serviço

O quê? Lançamento do Projeto SAMU nas Escolas;

Quando? Dia 18, quarta-feira, a partir das 8 horas;

Onde? Auditório da Prefeitura, à Rua 25 de Dezembro, nº 52, no Centro;

Por quê? o número de trotes;

Como? Conscientização da comunidade escolar, principalmente estudantes.

Programação

Dia 18 (quarta-feira)

8h – Recepção de convidados;

8h45 – Composição da mesa diretiva/lançamento do projeto;

9h30 – Apresentação do projeto;

10h –  Treinamento de primeiros-socorros para os diretores e coordenadores das escolas municipais – temas: desmaio, convulsões, parada-cardiorrespiratória, ferimentos, imobilizações e outros;

12h – Intervalo;

14h – Continuação treinamento de primeiros-socorros para os diretores e coordenadores das escolas municipais – Temas: desmaio, convulsões, parada-cardiorrespiratória, ferimentos, imobilizações e outros;

15h30min – Coffee break;

15h – Simulações práticas dos temas que foram trabalhados;

17h– Encerramento.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPolícia localiza veículo abandonado no centro de Araguatins
Próximo artigoAdolescente é encontrado morto dentro de casa com várias perfurações no setor Lago Norte