Dono do primeiro registro do CRM-TO (Conselho Regional de Medicina do Tocantins) e fundador do Simed (Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins), o clínico geral Frederico Henrique de Melo recebeu na tarde de sábado, em sua casa, em Miranorte, integrantes da chapa 2 “Responsabilidade Classista”.

O “Dr Fred”, como é conhecido em Miranorte, cidade onde vive há 40 anos e hoje ocupa o cargo de prefeito, discutiu com Hugo Magalhães, candidato à presidência do Simed pela chapa 2, e Hilton Mota, membro do grupo, os problemas da saúde e dificuldades enfrentadas pelos médicos.

Sobre a eleição no Simed, programada para o próximo dia 31, Fred defendeu um debate construtivo e união da categoria. “É salutar para a categoria uma disputa ética, moral, discussão de propostas para não desgastar a classe médica. E para que todos possam se unir e trabalhar pela categoria”, declarou Fred, que também atuou como conselheiro no Estado do Conselho Federal de Medicina (CFM). Dr Fred também fundou o CRM no Tocantins.

Amigo de Fred há muito tempo, Hilton Mota ratificou as palavras do médico-prefeito. “Procuramos desde o início agir dessa forma. Nosso objetivo é unir a classe. Temos amizade e respeito com todos os membros da gestão atual, reconhecemos seu trabalho, mas é hora de mudar, oxigenar e alternar a gestão para que um novo grupo entre e faça diferente”, disse Hilton Mota.

SAÚDE

Antes de discutir a situação da saúde no Estado, Hugo Magalhães fez questão de lembrar que, há 10 anos, foi o Dr Fred quem lhe entregou o registro do CRM. “Fico muito orgulhoso disso porque o senhor, doutor Fred, é uma referência entre os colegas e muito respeitado tanto dentro da política como na medicina”, disse Magalhães.

Magalhães disse que foi ao encontro de Fred para ouvir suas impressões sobre a saúde e a situação dos profissionais “Importante a visão do prefeito que é médico. Entende as necessidades da saúde como um todo e, como gestor municipal, toma as atitudes de maneira embasada.”

Porém, Dr. Fred, falando como prefeito, lamentou a situação da saúde no município, a mesma em todo o Estado. “A saúde está no fundo do poço. Um exemplo: Hoje recebemos R$ 5 mil para comprar medicamentos para 14 mil pessoas. Não dá. A cidade depende do FPM [Fundo de Participação dos Municípios]. Estamos hoje sustentando a ferro e fogo os postos de saúde”, declarou.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSemana da Enfermagem, em Guaraí, teve palestra para profissionais da área
Próximo artigoSexualidade Indígena foi tema do encerramento do Ciclo de Debates na UFT de Tocantinópolis