Valderez
Valderez
Valderez

A deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) solicitou na manhã desta terça-feira, 24, na Tribuna da Assembleia Legislativa (AL), que a Prefeitura de Araguaína resolva emergencialmente a situação do transporte público municipal do município. Ela acompanhou os deputados Olyntho Neto (PSDB), Jorge Frederico (PSC) e Elenil da Penha (PMDB), que também discursaram em prol da solução do problema.

Esta semana, a Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Município de Araguaína (Cooperlota) teve apreendido todos os micro-ônibus por falta de pagamento das parcelas referentes ao financiamento. “É importante que o prefeito resolva essa situação, pois a população não pode pagar isso”, disse a parlamentar.

Atualmente, a Cooperlota era a única a empresa que prestava serviço de transporte público em Araguaína e o fazia apenas de forma complementar. Por problemas no processo de licitação, nenhuma empresa foi contratada até o presente momento para atender a demanda de forma regular. No ano passado, a Gestão Municipal decidiu não renovar o contrato com a Viação Lontra, que também fazia o trabalho de transporte no município, com a justificativa de que ela vinha operando com vários problemas, entre eles frota desgastada e sem acessibilidade.

Para Valderez, mesmo com os problemas no processo licitatório e principalmente por não ter no momento nenhuma empresa realizando o trabalho de transporte público, é necessário um posicionamento da prefeitura e a apresentação de uma forma de resolver urgentemente este problema. “Nossa gente não pode ficar a mercê, sem condução para estudar, para ir a um hospital, ir ao trabalho ou mesmo sair de casa para pagar suas contas por falta de transporte público”, finalizou.

REUNIÃO

Posteriormente, a Sessão Ordinária foi suspensa pelo presidente da AL, Osires Damaso (DEM), para que houvesse uma reunião com representantes das autoescolas do Tocantins. Entre as solicitações apresentadas está o pedido de isenção de ICMS na compra de veículos utilizados pelas empresas que oferecem o serviço. Valderez, juntamente com os deputados presentes, orientaram os representantes a elaborarem um documento onde registram todos os pedidos para que, dentro da viabilidade, fosse despachado junto ao Detran e também com o governador Marcelo Miranda.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEm operação conjunta, equipes da PM prendem assaltante que invadiu casa
Próximo artigoDeputado denuncia supostos desvios de até R$ 30 milhões na Prefeitura de Palmas