A Secretaria Municipal da Saúde de Araguaína, realiza nesta sexta-feira, 29, às 16 horas, na Unidade Básica de Saúde Dr. Francisco Barbosa de Brito, na Vila Aliança, ações de promoção e educação em saúde voltada ao tabagismo. Essa atividade será realizada no Dia Mundial Sem Tabaco, data marcada para conscientizar e sensibilizar a população sobre os perigos do uso do tabaco.

A partir desta sexta-feira, a Secretaria da Saúde vai retomar o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. A equipe da UBS Dr. Francisco vai realizar uma análise do perfil do paciente, como histórico pessoal e de doenças na família; além de classificação de dependência do fumante para início das sessões estruturadas e tratamento. Nesta UBS, há cerca de 100 pessoas na fila de espera para começar o tratamento contra o tabagismo.

Tabagismo

No Brasil, o tabagismo é responsável pela morte de 200 mil pessoas todos os anos. Atualmente, há cerca de 25 milhões de fumantes e 26 milhões de ex-fumantes no País. A prevalência de fumantes no Tocantins é de aproximadamente 15% da população de 15 anos ou mais. Destes fumantes, há uma estimativa de 10,5 % que pensam em parar de fumar.

Em Araguaína, de acordo com a Secretaria da Saúde, há quase cinco mil fumantes. Esse dado foi levantado durante a pesquisa feita dentro do programa de tuberculose, onde perguntava ao cidadão se era fumante e se tinha alguém na família fumante.

Os danos à saúde da população, como a dependência química à nicotina e o fumo passivo, são o aumento do risco para a ocorrência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como acidente vascular cerebral (AVC), infarto e câncer.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.